quarta-feira, 25 de março de 2020

Morador de rua apresenta sintomas do coronavírus e não é acolhido pelo SAMU por não ter ‘roupa adequada’


Uma leitora do Varela Notícias fez uma denúncia anônima, nesta quarta-feira (25), sobre a situação de um morador em situação de rua, que se encontra na Vila Sabino, no Avenida San Martin, em Salvador, com sintomas do coronavírus.

De acordo com a leitora, no último sábado (21), o homem começou a ter febre, dificuldade de respirar, diarreia e dor no peito. Ainda segundo ela, o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) fez três visitas ao local, no domingo, segunda e na última terça, mas no último chamado, a equipe disse que não poderia levar o morador.

Ao VN, a leitora afirmou que a justificativa seria a falta de ‘roupas adequadas’, visto que o homem apresentava todos os sintomas do novo vírus e poderia transmitir para outras pessoas.

No último dia 21, profissionais de saúde do Samu chegaram a solicitar materiais adequados para atender em casos de sintomas do coronavírus. Eles afirmaram que a segurança dos enfermeiros fica desassistida com os equipamentos de proteção individual disponibilizados.

Conforme o Artigo 64, do Código de Ética dos profissionais de Enfermagem, é direito “recursar-se a desenvolver atividades profissionais na falta de material ou equipamentos de proteção individual e coletiva definidos na legislação específica”.

O Varela Notícias procurou a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), responsável pelo Samu em Salvador, para buscar esclarecimento sobre o ocorrido. A pasta informou que estava apurando os chamados para confirmar se houve a situação citada na denúncia. Em nota, a SMS informou que vai apurar a ocorrência junto com o SAMU e que qualquer denúncia e suspeita sobre a doença pode ser contemplada através do setor implantado pela gestão.


VARELA NOTICIAS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Pedreiro morre após cair do segundo andar de prédio na Bahia.

Um pedreiro de 35 anos morreu depois de cair do segundo andar de um prédio onde trabalhava, na tarde desta terça-feira, em Ipirá, cidade a c...