domingo, 29 de março de 2020

Mandetta pergunta se governo está preparado para ter ‘caminhões transportando corpos’ e é ameaçado de demissão por Bolsonaro



O ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, alertou ao presidente Jair Bolsonaro e a outros ministros do governo que o coronavírus não é uma ‘gripezinha comum’, e que os piores cenários projetam dias em que pode ocorrer a morte de mil pessoas – o que corresponderia a um acidente com quatro aviões de grande porte, sem sobreviventes.


“Estamos preparados para o pior cenário, com caminhões do Exército transportando corpos pelas ruas? Com transmissão ao vivo pela internet?”, questionou Mandetta, em reunião ministerial. De acordo com o jornal O Estado de S. Paulo, Mandetta fez um apelo para o presidente criar “um ambiente favorável” a um pacto entre União, Estados, municípios e setor privado para todos agirem em conjunto, unificar as regras e medidas e seguir sempre critérios científicos.


Segundo a publicação, o ministro sugeriu também a criação de uma central de equipamentos e pessoal, para possibilitar o remanejamento de leitos, respiradores e até médicos e enfermeiros de um Estado a outro, rapidamente, dependendo da demanda. Ele pediu ainda a Bolsonaro para não menosprezar a gravidade da situação nas suas manifestações públicas e não insistir, por exemplo, em ir a um metrô ou um ônibus em São Paulo, como chegou a declarar em entrevista coletiva.


Nesse caso, Mandetta deixou claro que, se o presidente fizesse isso, seria obrigado a criticá-lo. Jà Bolsonaro rebateu que, nesse caso, iria demiti-lo. Ainda conforme fontes ouvidas pelo jornal, Mandetta também afirmou que ele e sua equipe não vão pedir demissão no meio da crise, mas estão prontos a sair depois dela se for o caso.



AGÊNCIA BRASIL 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Parte da estrutura de ponte quebra e deixa ferido em Nazaré

Na tarde desta terça-feira (30) uma parte da estrutura de uma ponte na cidade de Nazaré das Farinhas foi quebrada, causando um acidente no l...