domingo, 26 de janeiro de 2020

'É um furacão': vídeo de mulher narrando tempestade em baianês viraliza





A gente sabe que baiano é outro nível. Não somos modestos, ainda mais quando se trata de características tão singulares, como nosso próprio ‘dialeto’. O escritor Nivaldo Lariú (y) documentou – e ainda documenta – toda essa peculiaridade no Dicionário de Baianês, melhor livro do mundo já que fala, só e somente só, da Bahia.


Mas duvido eu que Lariú (lá ele) pudesse prever a narração de um fenômeno climático em baianês. Com toda a chuva da desgrama que caiu na quarta-feira (22) em Salvador, pipocaram vídeos e vídeos registrando o ‘furacão Manoel’ – furacões têm nomes de pessoas e, sem modéstia, batizei esse em homenagem à Avenida (Manoel) Pinto de Aguiar, que fica próxima ao ginásio da Unirb, em Patamares, de onde várias telhas voaram.


A maioria das narrações era de espanto, mas a do vídeo abaixo captura toda a essência do baiano, que não sabe se ri, se chora, se esculhamba os outros, se cuida da segurança ou, simplesmente, a ignora em nome de não parar de filmar. A narradora ainda é anônima, mas por favor, apareça. Na moral, que eu quero lhe dar os parabéns. Você é um talento!


Leia a transcrição [contém vários palavrões] e veja o vídeo em seguida:


'É o ciclone chegando com tudo, viu? Óia! Caiu uma porra aqui do prédio. Gente... Ó, ó, ó... Putaqueopariu! Olha! Êta, porra! Socorro! Aaauuu! Gente, é o furacão mermo, velho. Que porra é essa, velho? Pipocou ali. É o ciclone. Putaqueopariu. Eu tô só nessa porra, o povo tá gritando aqui. Eu vou é sair dessa janela. Rapaz, que porra é essa? Pior que eu não quero parar de filmar. Óia, a árvore caiu, velho. Que disgraça! Quem tá na rua se fudeu, viu? Meu Deus do céu! Ra-paz, botou pa fudê. Faltou energia de novo. Gente do céu. Olha isso! Eu acho isso massa, ó. Olha isso, gente! Ó os trovões..."


CORREIO






Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Motorista por aplicativo é executado dentro do carro no Engenho Velho de Brotas em Salvador

  Um crime assutou os moradores do bairro de Engenho Velho de Brotas, em Salvador, neste sábado (12). Um motorista por aplicativo, identific...