terça-feira, 24 de abril de 2018

Mais uma mulher morre com gripe influenza; 3 suspeitas em MT




Secretaria Municipal de Saúde já foi devidamente informada. Elaine tinha 36 anos de idade



A Vigilância Epidemiológica de Mato Grosso acaba de confirmar que a morte de Eliane Maria da Silva, ocorrida em um hospital da cidade, no dia 08 de abril, teve como causa a ação agressiva do vírus da gripe influenza.

A Secretaria Municipal de Saúde já foi devidamente informada. Elaine tinha 36 anos de idade.

Segundo informações, o site A Bronca Popular , a vacinação no município para os grupos de risco já teve início e ocorre normalmente.

Infelizmente, a quantidade de doses liberadas pelo Ministério da Saúde para Tangará da Serra é ínfima. São apenas sete mil doses. A solução é procurar atendimento nas clinicas particulares.

Recomenda-se, no entanto, cautela e prudência. Nada de histeria. Em momentos assim, muitos espertalhões e vigaristas se valem do medo coletivo para lucrar e lucrar gordo.

Outros casos

Outra paciente deu entrada no Pronto-Socorro de Várzea Grande no último sábado (21) e morreu com suspeita da gripe H1N1 e um homem está em isolamento na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) sob a mesma suspeita. Os 2 casos aguardam resultado dos exames realizados em amostras que foram coletadas para determinar se, de fato, trata-se do vírus H1N1 ou não.

Também foi registrado a morte de uma professora de 29 anos com pneumonia bacteriana no Hospital Regional de Sorriso, a 420 km de Cuiabá, no dia 15 deste mês. A professora, Camila Ramos de Souza, teria ido até a UPA pelo menos cinco vezes e, em todas as ocasiões, foi diagnosticada com virose.

Apesar da certidão de óbito da paciente apontar morte por pneumonia bacteriana, o hospital suspeita de H1N1 e enviou os exames da jovem para fora do estado. O resultado deve ser apresentado em até 30 dias, mas dois parentes dela estão internados de forma preventiva no hospital com os mesmos sintomas.

Vacinação

Em Cuiabá, a Secretaria Municipal de Saúde (SMS) deu início a Campanha Nacional de Vacinação contra influenza nesta segunda-feira (23) e segue até 1º de junho. Segundo o Ministério da Saúde a vacina previne contra três tipos de influenza: influenza A H1N1, influenza A H3N2 e Influenza B. A Capital seguirá a estratégia usada em todo o país que pretende imunizar 90% dos grupos tidos como prioritários e de risco onde estão inseridos os idosos, gestantes, crianças com idades entre seis meses e 05 anos, trabalhadores da saúde, professores, povos indígenas, puérperas (mulheres cujo parto ocorreu há até 45 dias) adolescentes e adultos privados de liberdade. A definição do público alvo segue critérios da Organização Mundial de Saúde (OMS) e de estudos epidemiológicos.

Sintomas, prevenção e orientação

Entre os sintomas da gripe estão febre alta, dor muscular, dores de cabeça, na garganta e coriza. Além da vacinação, as orientações para evitar o vírus é lavar as mãos com frequência, usar lenço para a higiene do nariz, cobrir o rosto no momento do espirro, evitar compartilhar objetos de uso pessoal e tomar cuidado com o contato com pessoas que tenham adquirido o vírus.

O vírus usado na vacina é “inativado”, não podendo gerar uma gripe e a imunização evita entre 32% e 45% o número de hospitalização por pneumonia e entre 40% e 75% as mortes por complicações resultantes do vírus.

A imunização é contraindicada para pessoa com alergia a ovo, que devem procurar o médico para orientações. A reação em geral ocorre com dor no local da injeção, sem provocar efeitos colaterais maiores. De acordo com o Ministério da Saúde, não há risco de fazer a vacinação contra e a febre amarela e Influenza.


24HORAS NEWS

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...