sábado, 28 de abril de 2018

'Melhor que na França': turistas e baianos aprovam ônibus do metrô ao Aeroporto Às vésperas do feriado, ônibus chegam a transportar 40 pessoas por viagem



A polonesa Kasia Szyklo, 28, e a alemã Felicitas Pinta, 24, se ajeitavam na parte frontal do ônibus, neste sábado (28), quando declararam, sem dúvidas e aos risos: "É melhor do que o de Recife”. Sem saber, Kasia pôs lenha na fogueira da rivalidade mais tradicional e amigável do Nordeste: Pernambuco versus Bahia. Mas, o que a dupla pretendia era aprovar a integração do Aeroporto Internacional de Salvador com a estação Aeroporto da linha 2 do Metrô, inaugurada na última quinta-feira (26).

Foto: Arisson Marinho/CORREIO
Baianos e turistas já podem usar o serviço gratuito para usuários do metrô que faz o traslado entre a Estação Aeroporto e o embarque no terminal aéreo (Foto: Arisson Marinho/CORREIO)

As gringas, na verdade, nem esperavam tanto do serviço. Saíram do “shuttle”, como é chamado o transporte, bastante surpresas. “É melhor do que muito metrô que eu já vi”, decretou Felicitas, antes de embarcar com a amiga para São Paulo. Diariamente, serão 234 viagens, com intervalo máximo de 10 minutos por partida. Os pontos de espera estão localizados no desembarque externo do aeroporto e na área estipulada pela CCR Metrô Bahia na estação de metrô.
 
Os percursos de ida e vinda demoram, aproximadamente, quatro minutos, e são realizados gratuitamente. Os usuários que aterrissam na capital, no entanto, precisam validar a entrada na estação, por R$ 3,70, para seguir viagem por meio do metrô. Quem chega de metrô não precisa pagar nada: a integração inclui seis “shuttle” disponíveis – quatro em circulação e dois na reserva.

Daí, com tantas novidades, surgem comparações até mais ousadas. Recife? Que nada.

Feriadão
Do dia 28 de abril até o dia 1º de maio, a expectativa é que o fluxo de turistas nos ônibus de integração aumente, comenta Aline Argolo, colaboradora da CRR que auxilia as filas formadas no ponto de embarque do Aeroporto. Com o bloco de notas à mão, ela fala dos horários mais movimentos até 12h30. Às 6h30, foram somente dois passageiros; às 12h, já eram 40 pessoas. Cada ônibus pode transportar 19 pessoas sentadas e 56 em pé.

A reportagem não teve acesso ao número total de passageiros. Mas, percebeu as dúvidas ainda existentes, direcionadas a todo tempo para Aline. "É de graça?" é a principal delas. E muitos, até chegar ao ponto, não sabem da gratuidade.

A estudante Fernanda Schell, 29, por exemplo, estava hospedada no Santo Antônio Além do Carmo, a cerca de 27 quilômetros dali. Precisaria fazer o percurso de táxi ou Uber, mas soube do ônibus e decidiu ir de metrô. "Mais que aprovado", afirma, após ter economizado, no mínimo, R$ 44.

As dúvidas também são de famílias que vão à nova estação do metrô só para conhecer. "Tem muita família vindo aqui. Até para conhecer, ver como ficou", relata Aline. Famílias como o casal Ari Guedes, 66, e Ana Tinoco, 70. De Ibicoara, na Chapada Diamatina, para os "shuttle". “Viemos para conhecer, ver as coisas, e achamos que está muito bom", conta Ari. Novamente, comparações:

"A gente já utilizou esse tipo de serviço na Europa, por exemplo. Aqui está de primeiro mundo também”, declara Ari.

Os ônibus com saída pelo Aeroporto começam a circular às 4h50; já com saída pelo metrô, o primeiro ônibus sai às 5h10. O horário de funcionamento segue até 0h, quando o metrô também encerra a operação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...