sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Pesquisa científica descarta novo surto de zika na capital baiana

 Um recente estudo da Universidade Federal da Bahia (Ufba) afirma que a possibilidade de um surto de zika em Salvador semelhante ao ocorrido em 2015 e 2016 é "altamente improvável nos próximos anos". O trabalho, feito por integrantes do Laboratório de Pesquisa em Infectologia (Lapi) da instituição, ressalta ainda que o vírus já atingiu a maior parte da população, o que gerou imunidade.
"Nos próximos anos, não tem condições de ter um novo surto. O vírus entrou na população e esta parcela adquiriu imunidade. Sobrou uma minoria que não foi infectada. O que podemos ter nos próximos anos são casos esporádicos", disse o professor de infectologia da Faculdade de Medicina Carlos Brites, coordenador da pesquisa.
Na pesquisa, contou o professor, que é pós-doutor pela na Universidade Harvard, verificou-se que dois terços da população já tiveram contato com o vírus e se tornaram imunes. Ao contrário da dengue, que tem quatro tipos, a zika apresenta, até o momento, apenas um vírus. A população restante, o que equivale a um terço, é que pode estar sujeita a novas exposições. A partir de um modelo matemático desenvolvido por pesquisadores de Londres e que leva em consideração diversas variáveis como fator de replicação e transmissão, além da quantidade populacional não exposta ao vírus, constatou-se que a probabilidade de novo surto é pequena.
"É improvável que aconteça outro surto. Teria que ter mais gente suscetível à infecção", acrescentou Brites. Como fatores para a reduzida chance, ele soma, ainda, as consequências de programas de combate para evitar a proliferação do mosquito e o surgimento de novos casos.
Apesar de o estudo retratar a situação de Salvador, o pesquisador frisou que o resultado pode ser aplicado para outros estados do Nordeste onde a epidemia ocorreu com mais intensidade e em cidades do interior baiano, como Itabuna, com comportamento epidemiológico semelhante (A TARDE) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...