quarta-feira, 27 de dezembro de 2017

Católicos iniciam festejos na igreja da Boa Viagem

Marcada por uma celebração que envolve fé e devoção, as comemorações para a festa em homenagem a Bom Jesus dos Navegantes, que acontece no dia 1° de janeiro, foram iniciadas na manhã desta quarta-feira, 27, na Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, na Cidade Baixa, em Salvador.
 
Com alvorada e queima de fogos, católicos se reuniram no início da manhã para participar da primeira missa. Após a celebração, cerca de 100 devotos realizaram a lavagem do templo, com cânticos e orações.

Após as primeiras celebrações, foi realizado o tradicional hasteamento da bandeira da Devoção do Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Segundo o presidente da irmandade, Expedito Sacramento, a festa deste ano marca os 126 anos das homenagens ao santo.

“Somos agraciados até pela data, que é o 1° de janeiro e, também, pelos 126 anos de tradição. É uma festa para quem deseja tranquilidade e religiosidade nos primeiros instantes do ano”, afirmou Expedito.

Programação

A festa terá continuidade neste sábado, 30. Como tradicionalmente acontece, no dia 31, haverá a descida da galeota Gratidão do Povo ao mar, às 8h. A missa que marca o embarque terá início às 15h30 e será presidida pelo Arcebispo de Salvador e Primaz do Brasil, Dom Murilo Krieger.

Uma procissão com a imagem de Bom Jesus dos Navegantes sairá da Boa Viagem até o cais do Porto de Salvador, de onde seguirá em procissão terrestre para a Basílica Santuário Nossa Senhora da Conceição da Praia, no Comércio.

O ponto alto dos festejos acontece no dia 1º. Às 8h, Dom Murilo vai presidir uma missa na Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Boa Viagem, poderão assistir à celebração às 9h. Por volta das 10h, terá início a procissão terrestre, que sairá da Conceição da Praia até o píer da Capitania dos Portos.

Neste momento, apenas a imagem de Bom Jesus dos Navegantes será embarcada e seguirá em procissão marítima de volta à Igreja da Boa Viagem. A imagem do santo deverá chegar à Boa Viagem às 12h30.

Segundo o presidente da irmandade, a festa faz parte de um espetáculo que envolve três elementos: “Temos o mar, a embarcação Gratidão do Povo e a imagem de Bom Jesus. Acompanhados da devoção, vamos celebraremos uma linda festa”, garante Expedito.


*Sob supervisão do jornalista Luiz Lasserre

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...