quarta-feira, 31 de março de 2021

SAO FELIPE: Jornada pedagógica e realizada com sucesso por colaboradores da educação.

 


Agradecemos de coração a todos e todas que contribuíram para que a nossa Jornada Pedagógica 2021 fosse um sucesso.

A todos colaboradores da educação que têm se empenhado nas escolas e na Secretaria de Educação para ajudar a construir o futuro dos nossos estudantes.

Tendo como objetivo promover momentos de reflexão com foco nas inovações pedagógicas, visando construir novos espaços de aprendizagem. 

A escolha do tema deu-se em virtude das novas discussões acerca do ensino, bem como a valorização dos recursos tecnológicos em tempos de pandemia com as aulas remotas.

O secretário de Educação, Cássio Lima, enfatizou o empenho com que os educadores vêm trabalhando nas aulas remotas, “E esperamos que se sintam encorajados e motivados a buscar mais estímulo para inovar sua prática, visando incentivar o protagonismo dos nossos educandos. Assim, esperamos que sejam momentos de muito aprendizado e inspiração para a construção de uma nova sala de aula”, disse.  

São Felipe vai continuar sonhando e realizando projetos educacionais e com certeza seremos uma referência em Educação Pública na Bahia.

Devido a pandemia nossa Jornada pedagógica foi realizada de forma virtual, evitando assim aglomerações.


ASCOM

Ambulância sofre acidente em Laje, duas pessoas morreram e uma ficou ferida

 




Na manhã desta quarta-feira (31), um acidente de transito envolvendo uma ambulância da cidade de Gandu deixou duas pessoas mortas e uma ferida na BR-101, região do Cruzeiro, no município de Laje.


De acordo com informações, duas pessoas morreram na hora, entretanto, o motorista que ficou em estado grave, foi socorrido e encaminhado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus.


Não há informações sobre as circunstâncias do acidente, os corpos foram encaminhados para o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus (DPT).


VOZ DA BAHIA

Idoso e filha da cidade de Taperoá morrem após capotamento de ambulância na BR-101 em Laje

 




Duas pessoas morreram e uma ficou ferida após uma ambulância capotar na BR-101, na madrugada desta quarta-feira, dia 31. O acidente aconteceu por volta das 2 horas, próximo a localidade do Cruzeiro, trecho pertencente ao município de Laje (BA).


O veículo transportava da cidade de Gandu para Salvador, José Souza dos Santos, de 61 anos (paciente) e sua filha Ana Rita Silva Santos, de 35 anos (acompanhante). Ambos morreram no local do acidente. José realizava tratamento contra o câncer. O idoso e sua filha eram da cidade de Taperoá, no Baixo Sul da Bahia.


O condutor, que ficou gravemente ferido, foi socorrido e levado para o Hospital Regional de Santo Antônio de Jesus, onde foi atendido e ficou internado. Possivelmente o mesmo cochilou ao volante, já que não havia marca de frenagem na pista. O carro saiu da pista pra direita e capotou em seguida.


Reportagem e redação: Hélio Alves/ Tribuna do Recôncavo

SAJ: Comerciante é assassinado na zona rural

 


Um comerciante foi vítima de latrocínio (roubo seguido de morte), na zona rural de Santo Antônio de Jesus (BA), na tarde desta quarta-feira, dia 31.


Jozélio Santos da Silva, de 41 anos, proprietário da Panificadora Pão Doce, na Rua Teodoro Dias Barreto, bairro do Andaiá, estava nas proximidades do Tabocal com sua moto Honda Biz, quando foi abordado por dois elementos a bordo de uma motocicleta de dados ignorados.


Além de ter sua moto roubada pela dupla, Jozélio foi alvejado por disparos de arma de fogo e atingido por pedradas. A vítima foi levada por populares para o Hospital Regional, mas não resistiu a gravidade dos ferimentos. A Polícia Civil investiga o crime.


Redação: Tribuna do Recôncavo I Informações: Barriga Notícias

SÃO FELIPE: Incêndio de grande proporção atinge engenho de cana de açúcar na Copioba Mirim.


Um incêndio de grande proporção atingiu um engenho de cana de açúcar na localidade da Copioba Mirim, zona rural do Município de São Felipe.


De acordo com informações obtidas ao Beni Comunicação, o fogo deu início por volta 23:00 horas desta terça-feira 30 /03.


O engenho, é pertencente ao Senhor Aloísio, que no momento do ocorrido, o mesmo estava dormindo, quando de repente sentiu um cheiro de fumaça.


Moradores se mobilizaram com baldes e água para tentar conter as chamas, que supostamente devem ter provocado um curto circuito.


Apesar do susto e da perda  material, ninguém ficou ferido. 





Funcionária da Saúde injetando agulha sem aplicar vacina em idosa no baixo-sul da BA; servidora foi afastada





Uma funcionária de um posto de saúde da cidade de Nilo Peçanha, no baixo-sul da Bahia, foi flagrada injetando a agulha e retirando a seringa sem aplicar a vacina contra a Covid-19 em uma idosa.


O vídeo circula nas redes sociais e mostra a mulher colocando a seringa no braço da idosa, furando com a agulha, mas ela não injeta o líquido imunizante na paciente.


A prefeita Jacqueline Oliveira (DEM) lamentou a situação e disse que a profissional foi afastada das funções.


Ainda de acordo com a prefeitura, um processo administrativo será aberto para apurar a ocorrência.


"Recebemos essa denúncia, convocamos a funcionária, tivemos também com os familiares da senhora, já tomamos providências em relação a funcionária, afastamos das suas atividades laboratoriais e também abrimos uma sindicância para esclarecimentos.


Com família, já convocamos a senhora para tomar a vacinação. Estamos aqui, juntos, com muita responsabilidade e compromisso com a saúde da população", disse.



G1

Menina de 7 anos é assassinada em Feira de Santana; um dos suspeitos está preso




Ana Júlia Bispo de Jesus, de apenas 7 anos de idade, morreu por volta das 19h30 de terça-feira (30), no Hospital Estadual da Criança (HEC), em Feira de Santana, vítima de tiros.


Segundo informações da mãe dela, Juliana dos Santos Bispo, o alvo seria o pai Adailton Ferreira de Jesus que estava com a criança quando foi surpreendido por dois criminosos que efetuaram os disparos.


O fato ocorreu na localidade conhecida como Portelinha no bairro Mangabeira. Alvejada na cabeça, Ana Júlia ainda foi levada pelo pai até a sede do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) na Avenida João Durval Carneiro, onde recebeu os primeiros socorros, e foi em seguida levada para o HEC, mas não resistiu.


O delegado Fabrício Linard, que efetuou o levantamento cadavérico, informou ao Acorda Cidade que um dos suspeitos do crime foi localizado e preso em flagrante.


O pai da menina também chegou a ser preso pela Policia Militar por porte ilegal de armas, haja visto que ele ainda chegou a trocar tiros com os autores do assassinato da filha, mas já foi liberado mediante pagamento de fiança.


“Estes dois indivíduos ceifaram a vida da mesma na tentativa de matar o pai dela. Esse indivíduo que foi preso chegou pilotando a moto e o parceiro na garupa. Eles estavam no encalço do pai da garota, e ao vislumbrarem ele, desembarcaram da motocicleta já atirando e o pai da garota teve a reação de correr com a criança. Infelizmente a criança foi alvejada, o pai não. O pai estava armado e houve uma troca de tiros, inclusive quando a menina estava no Hospital Estadual da Criança ele foi preso pela Polícia Militar, e encaminhado para o Plantão Central onde foi autuado em flagrante por porte ilegal de arma de fogo. Foi arbitrada a fiança e o mesmo foi pra casa”, informou o delegado.


Fabrício Linard disse ainda que o suspeito preso já está à disposição da justiça e que o comparsa já foi identificado e está sendo procurado.


“Ele foi preso em uma ação conjunta entre a Polícia Civil e a Polícia Militar e já se encontra flagranteado à disposição da justiça. Nós ouvimos o pai da vítima, ele relata que o suspeito efetuou os disparos, mas que a maioria foi disparada pelo segundo indivíduo. Ambos os autores do homicídio estavam armados e atiraram contra as vítimas. O suspeito preso afirma que era uma rixa, um desentendimento, e acusa o pai da menina de ter atirado contra o outro há aproximadamente um mês. Há uma rixa entre eles, mas não cremos que a motivação seja essa. A continuidade da investigação é que vai revelar a motivação deste homicídio da pequena Ana Júlia”, relatou o delegado ao Acorda Cidade.


A criança residia na Rua Cascalho no bairro Mangabeira.



ACORDA CIDADE 

Salvador inicia vacinação em idosos com 64 anos e PMs nesta quarta-feira




Será iniciada nesta quarta-feira, 31 a vacinação contra a Covid-19 em idosos com 64 anos, em Salvador. Nascidos de 31 de março de 1956 a 30 de setembro de 1956, o público alvo deve comparecer aos postos no período de 13h às 17h (confira os pontos abaixo).


Outro público que vai ser vacinado é o de policiais militares em atividade, lotados em Salvador e com idade a partir de 50 anos. Segundo a gestão municipal, outras categorias como agentes de trânsito e transporte, policiais civis, policiais federais e guardas municipais deverão ter a imunização iniciada até o fim da semana que vem.


Nesta terça, a Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab) anunciou que a partir desta quinta, 1º, policiais federais, militares, civis, bombeiros e guardas municipais com mais de 50 anos de idade serão vacinados contra o coronavírus. Salvador, entretanto, decidiu adiantar a data, já que municípios tem autonomia nesse caso, quando o público foi definido na Comissão Intergestores Bipartite (CIB).


De acordo com Secretaria Municipal de Saúde (SMS), os idosos com 65 anos de idade ou mais, continuaram sendo atendidos com dose do imunizante, porém, somente pela manhã, entre às 8h e 17h. Antes de comparecer aos postos, é necessário verificar se o nome está na lista disponibilizada no site da (SMS), no endereço www.saude.salvador.ba.gov.br.


Drive-thrus e postos fixos


Os idosos podem se dirigir aos drive-thrus situados na Universidade Federal da Bahia – Campus Ondina, Arena Fonte Nova (Nazaré), Atakadão Atakarejo – Fazenda Coutos, 5º Centro de Saúde (Barris), Fundação Bahiana para o Desenvolvimento das Ciências (FBDC – Cabula), Parque de Exposições (Paralela), Centro de Convenções de Salvador (Boca do Rio), Barradão (Canabrava), Unijorge (Paralela) e Vila Militar – Dendezeiros.


Os pontos fixos estão na USF Vista Alegre, UBS Nelson Piauhy Dourado (Águas Claras), USF Resgate, USF Santa Luzia, USF Federação, USF Plataforma, USF Cajazeiras X, 5º Centro de Saúde (Barris), Unijorge (Paralela), Barradão (Canabrava) e Colégio da Polícia Militar (Dendezeiros). Na ocasião, estes cidadãos precisam mostrar apenas o documento de identificação com RG, CPF e foto.


Vacinação de policiais


Os policiais militares podem procurar, 8h às 17h, a Universidade Católica do Salvador – Campus Pituaçu (drive e fixo) e Clube dos Oficiais da Polícia Militar (fixo) para receber a primeira dose. Na ocasião, é necessário apresentar documento oficial de identificação com foto e também cópia do último contracheque.


Pacientes em hemodiálise


Os pacientes em hemodiálise também continuam sendo vacinados com a primeira dose nesta quarta, 30. Como os demais contemplados, precisam estar com o nome na lista disponível no site da SMS e, no ponto de imunização, apresentar documento oficial de identificação com foto. A aplicação da vacina para este público acontece das 8h às 17h, na FTC Paralela (drive e fixo), USF San Martin III (drive) e USF Colinas de Periperi (fixo).



A TARDE 

terça-feira, 30 de março de 2021

Corpo de soldado é enterrado sob palmas de policiais e amigos




O corpo do soldado Wesley Soares Góes foi sepultado no final da tarde desta segunda-feira (29) em Itabuna, no Sul do estado. 


Era por volta das 17h quando policiais militares e amigos de Wesley Góes levavam o caixão com o corpo do soldado até uma urna funerária do cemitério Campo Santo. Nas imagens enviadas ao Bahia Notícias, é possível ver que várias pessoas compareceram ao cemitério para dar o adeus ao soldado.


Os presentes homenagearam o soldado com palmas. Wesley Góes morreu na noite do último domingo (28) no  Hospital Geral do Estado (HGE) após ser baleado em uma ação policial. 


Antes, em uma espécie de surto psicológico, o soldado ameaçou atirar e depois disparou contra os colegas de farda que tentavam negociar a rendição do soldado.


https://twitter.com/BNMunicipios?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1376872383903072256%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.bahianoticias.com.br%2F





BN

segunda-feira, 29 de março de 2021

Dr. Gil Fala sobre sua internação e seu estado de saúde. Assista!



Cidade na Bahia zera casos de Covid-19 com isolamento e tratamento no início da doença




A cidade de Ibirataia, a 356km de Salvador, ganhou os holofotes da mídia baiana essa semana por ter zerado casos de Covid-19. Até esta sexta-feira (26), no entanto, a situação mudou – mas nem tanto. Há hoje um caso ativo no município do sul da Bahia. Para saber como a prefeitura fez para diminuir a disseminação do vírus, o BNews procurou o secretário municipal de Saúde, Marcus Lima.


Segundo Lima, “foi um conjunto de ações desde o início da Pandemia”. “A principal delas, na minha visão, foi manter até os dias de hoje o Centro de Covid Municipal que dispõe de uma equipe multidisciplinar com enfermeiras, técnicos, médicos, psicóloga, fisioterapeutas e agentes de campo”, conta.


Com esse Centro de Covid, a comunidade, ao primeiro sintoma, se dirige para realizar a triagem, testagem e consulta. “Lá ele é medicado testado e indicado a se isolar. Toda a família também é orientada e monitorada fazendo assim com que o vírus deixe de circular”, explica.


De acordo com ele, Ibirataia esteve sempre com o maior incidência da Bahia, justificada pelo alto número de testagem que nunca deixou de ser realizada. “Detectar, educar, medicar, isolar e monitorar são as ações que norteiam nosso trabalho”, pondera.


Além do centro de Covid, outras ações como trabalho educativo, fiscalização das regras de restrição e higienização das vias públicas também são realizadas em Ibirataia. “Embora a situação seja temporária já reflete que o trabalho vem surtindo efeito”, completa, ao informar que 24 pessoas aguardam o exame do Lacen-BA.


Kit Covid - Questionado sobre o kit Covid-19 (Ivermectina, Cloroquina e Azitromicina) – que alguns municípios adotaram no tratamento precoce da doença – foi também utilizado pela cidade, Marcus Lima disse que a prescrição dos medicamentos cabe exclusivamente ao médico.


“Entendo que no seu consultório, diante do paciente, o médico é soberano. Não possuímos protocolo medicamentoso, contudo cada médico diante da situação apresentada pelo paciênte aplica o prescrição que, segundo seu entendimento, é a mais adequada”, afirma.


O secretário ainda criticou o “protocolo medicamentoso”, pois “põe todos no mesmo ‘balaio’ e não enxerga a individualidade de cada paciente”. “Então se o médico achar que para aquela situação tais medicamentos sejam os indicados eles assim o farão. A importância do tratamento precisa é não deixar quadros simples evoluírem, e creio que o centro de Covid-19 tem contribuído para a não evolução de diversos casos, haja visto que

nossos hospitais do município pouco recebem pacientes. O tratamento é feito em casa e prescrito pelo médico do próprio Centro de Covid”, pontuou.


Lockdown - Para o chefe municipal da Saúde, o lockdown (fechamento completo) “é uma ferramenta que ajuda, apesar de todas as controvérsias sobre o assunto”. 


“Contudo percebemos que os locais de maiores aglomerações como mercados, feiras livres, casas lotéricas e agências bancárias sempre ficam de fora por serem considerados essenciais fazendo assim com que o efeito não seja o ideal na contenção da circulação do vírus”, opinou.


Por fim, Marcus Lima disse que é importante, principalmente em municípios pequenos como o de Ibirataia, a postura como a da prefeita Ana Cleia (PSD). Para ele, a gestora deu toda a autonomia a área técnica da Secretaria de Saúde para que as ações sejam sempre realizadas de forma técnica e profissional, “não permitindo que ações e pressões externas interfiram no que os profissionais da Secretaria de Saúde entendem que é o melhor para conter a Covid”.


“Também quero salientar que devemos continuar com os cuidados pessoas e coletivos já conhecidos por todos e abraçarmos a campanha de vacina para que em breve possamos dizer que vencemos a batalha”, concluiu.



B. NEWS 

“Não entrei na PM para prender pai de família”, disse soldado Wesley




O policial militar Wesley Soares Góes, morto a tiros em Salvador (BA) após protestar ao longo da tarde de domingo (28) na região do Farol da Barra, gritou diversas palavras de ordem falando em desonra e violação da dignidade dos policiais. Com o rosto pintado de verde e amarelo, Wesley disse que não deixaria que a dignidade e honra do trabalhador fossem violadas.


– Comunidade, venham testemunhar a honra ou a desonra do policial militar do estado da Bahia […] Não vou deixar, não vou permitir que violem a dignidade e honra do trabalhador – disse.


@bocaonews “Eu não vou deixar, não vou permitir, que violem a dignidade humana do trabalhador”. Cabo Wesley Soares Goés, morto hoje como herói defendendo o cidadão baiano! Forças aos amigos e familiares, que Deus conforte!


PLENO NEWS

🙏🏻

Grupo protesta na Barra contra operação da PM que acabou com policial morto

 


Um grupo de pessoas se reuniu na Barra, em Salvador, na manhã desta segunda-feira (29), em um protesto contra a atuação da Polícia Militar da Bahia no caso do policial Wesley Góes. Ele foi baleado e morto por PMs após atirar contra negociadores um "surto psicológico" (veja mais aqui e aqui) no domingo (28).


O comerciante Carlos Bastos encenou a morte de Wesley como forma de protesto. Com uma roupa preta, colete, coturno e um uma arma, ele se pintou de verde e amarelo e ficou deitado no chão da ao lado das bandeiras do Brasil e da Bahia. 



O manifestante disse ter amigos na Polícia Militar e Civil, e acompanha a exaustão dos agentes. "Vejo eles trabalhando exaustamente, e vejo eles enxugando gelo como todo mundo sabe, prende hoje, amanha o bandido ta solto", disse.


Durante a manifestação, um policial militar chegou ao local com uma mordaça na boca, em seguida ele tirou o colete e a parte de cima da farda.


BAHIA NOTICIAS

Comandante da PM afirma que ação que resultou em morte de soldado foi 'necessária': 'Colocou equipes em risco'




A operação de contenção do soldado Wesley Góes, morto após efetuar disparos contra guarnições da PM durante um surto no último domingo, 28, foi classificada como "necessária" pelo comandante-geral da Polícia Militar da Bahia, Paulo Coutinho.


Em coletiva de imprensa na manhã desta segunda-feira, 29, o comandante rebateu as críticas recebidas por diversos políticos e setores de que a operação teria sido conduzida de forma "desproporcional" e afirmou que os policiais envolvidos só efetuaram os disparos quando tiveram suas vidas postas em risco pela ação do soldado Wesley.


"Enquanto os disparos não estavam oferecendo riscos para a tropa e para as pessoas que circulavam, protegemos a integridade do soldado. Sempre temos esse cuidado, temos expertise de atender ocorrência dessa natureza. Foram utilizadas outras alternativas porém ele estava com uma arma de grande poder de letalidade e em determinado momento todos os recursos de isolamento e proteção foram esgotados", avaliou.


De acordo com o comandante, um inquérito policial será instaurado nas próximas semanas para averiguar o desenrolar dos fatos durante a ação e os procedimentos adotados pela corporação na contenção do PM.


"Ocorrências críticas possuem muitas motivações e só podem ser esclarecidas após a abertura do processo investigativo. Mas ali foi um típico caso de um individuo que estava passando por um transtorno mental e estava desconectado da realidade. As imagens falam por si só", disse.


Ainda de acordo com o comandante, apesar da grande movimentação de entidades ligadas ao corpo policial, não existe qualquer possibilidade de que a categoria se mobilize para uma paralisação geral.


"Temos que deixar bem claro que a PM é bem maior do que isso. Estamos com o alto comando da corporação em funcionamento para servir e proteger o cidadão. Qualquer manifestação de ordem política não cabe nesse momento".



A TARDE

Caminhão explode em praça de pedágio e mata 3 homens e uma criança em GO

 


Três adultos e uma criança morreram carbonizados na manhã deste domingo (28) na colisão e explosão de um caminhão-baú contra a defensa metálica próxima à praça de pedágio da BR-050 em Campo Alegre de Goiás.


O caminhão estava carregado de desodorantes, conforme o Portal Metrópoles, e teria perdido o controle. Oito funcionários da Eco 050, concessionária que administra a rodovia, ficaram feridos ao serem atingidos por estilhaços de vidro.


Todos foram encaminhados para hospitais de Catalão.Dois adultos e uma criança estavam em um carro que foi encontrado completamente queimado em meio aos escombros. A criança só foi encontrada depois de os bombeiros serrarem a lataria (o corpo foi esmagado).


O terceiro adulto que faleceu é o motorista do caminhão, encontrado na cabine do veículo. Os nomes das vítimas não haviam sido confirmados até o fechamento desta reportagem.


Motorista de outro caminhão conseguiu fugir antes que as chamas se espalhassem. Por conta do acidente, o trânsito no km 226 da rodovia ficou completamente parado nos dois sentidos. Foi necessário abrir um desvio por estrada de terra para permitir a circulação de veículos.


MIDIAMAX

Goleada! Bahia vence Altos por 5×0 e assume liderança do Grupo A da Copa do Nordeste

 




E deu tricolor! O Esporte Clube Bahia levou a melhor e goleou o Altos por 5×0 durante uma partida da Copa do Nordeste na tarde deste domingo (28) no estádio de Pituaçu, em Salvador. Com o feito, o time baiano assumiu a liderança do Grupo A da competição.


No jogo, o tricolor abriu diferença de três gols contra o time adversário logo no primeiro tempo, marcados por Gilberto e Rodriguinho. 


Na partida, o centroavante sofreu um pênalti de Rafael Araújo nos acréscimos e o jogador do time piauiense acabou sendo expulso pelo juiz. Na cobrança, Gilberto acabou marcando o 4º gol para o Bahia. 


No segundo tempo, o Altos voltou com o time mais recuado, mas não impediu que o tricolor voltasse a balançar as redes, sendo feito o 5º gol do time baiano por Gilberto após receber um lançamento de Rossi.


VARELA NOTICIAS

Morre PM baleado após surto psicótico na Barra

 O policial militar Wesley Soares Goés morreu, na noite deste domingo, 28, após ser baleado durante um surto psicótico no bairro da Barra, em Salvador. 


O soldado, lotado na 72ª Companhia Independente da Polícia Militar (CIPM) de Itacaré, no sul do estado, disparou em direção aos policiais e, em seguida, foi alvejado. Ele foi socorrido para o Hospital Geral do Estado (HGE), onde passou por procedimento cirúrgico, mas não resistiu aos ferimentos.


De acordo com a Secretaria de Segurança Pública (SSP), a ocorrência se iniciou às 14h, quando o militar chegou armado com fuzil e pistola, na Barra. Sofrebdo um suposto surto psicótico, o soldado chegou ao local após perseguição policial e invadiu o gramado em frente ao Farol. Após descer do veículo, ele começou a dar tiros para cima para cima.


Ainda conforme a pasta, às 18h35, o militar inicou uma contagem e disparou com um fuzil calibre 5,56, durante as negociações. Ferido por pelo menos 10 tiros, o agente foi cercado por agentes do Batalhão de Operações Policiais Especiais (Bope), sendo encaminhado, posteriormente, ao HGE. 


Além do Bope, participaram da ação o Batalhão de Choque, Esquadrão Águia, além de integrantes da Secretaria da Segurança Pública da Bahia (SSP-BA), incluindo a Superintendência de Inteligência (SI). Na ação, filmada por jornalistas e moradores da Barra, foram ouvidos mais de 20 disparos.


Em vídeo gravado no local do ocorrido, o deputado estadual Marco Prisco (PSC) acusou o policiais de terem assassinado o colega de farda.


"Mataram um policial, mataram um trabalhador. Até quando vocês vão aceitar isso? Mataram um policial, a hora de parar é agora. Eu convoco vocês. Estou pedindo pela o amor de Deus. Mataram um trabalhador, um pai de família, todo mundo viu. O cara foi assassinado. Quando é vagabundo, a gente se joga na frente, como aconteceu na orla. Não é dessa forma”.


Em nota, a SSP afirmou a importância das vidas e ressaltou a utilização de técnicas para impedir o confronto imediato. ​"O nossos objetivos primordiais são preservar vidas e aplicar a lei. Buscamos, utilizando técnicas internacionais de negociação, impedir um confronto, mas o militar atacou as nossas equipes. Além de colocar em risco os militares, estávamos em uma área residencial, expondo também os moradores", declarou o comandante do Bope, major Clédson Conceição.


A TARDE

domingo, 28 de março de 2021

Policial militar invade barreira de proteção do Farol da Barra e dispara tiros para o alto





O policial militar que invadiu e ocupou a região do Farol da Barra na tarde deste domingo (28) foi baleado. Após disparar, no início desta noite, contra a barreira policial que negociava com ele, o soldado recebeu três tiros e foi ao chão (confira no vídeo abaixo).



O policial foi identificado como o soldado Wesley, da 72ª Companhia Independente de Polícia Militar (CIPM de Itacaré). Segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP-BA), ele estava sob “surto psicológico” (saiba mais aqui e aqui).


O soldado dirigiu de Itacaré até Salvador neste domingo e ocupou a região do Farol. Em um certo momento, ele chegou a dizer a seguinte frase: “Seus filhos estão presenciando sua covardia, policiais militares do estado da Bahia”.


Ainda não há detalhes sobre o estado de saúde do soldado Wesley. O Bahia Notícias segue acompanhando o caso e trará mais informações em instantes.






 

Dr. Gil conta que foi levado às pressas para emergência do hospital em Santo Antônio de Jesus após problema grave no intestino



 Conversamos com o médico e vereador de Santo Antônio de Jesus, Dr. Gilvandro Couto, popular Dr. Gil (PSDB) que foi encaminhado a emergência do Hospital. 

Segundo o vereador, o cirurgião Dr. Antônio Carlos está o acompanhando, “foi uma perfuração intestinal lá embaixo no Cólon. Paciência, estou na expectativa aqui, ontem seria uma cirurgia de emergência, mais Antônio Carlos, junto com Dr. Regis e Dr. Jackson avaliou melhor às imagens e me deixou de molho aqui, para amanhã fazer novas imagens e verificar se vai precisar operar, ou não”, expôs.


De acordo com Gil, se fosse realizar a cirurgia no dia de ontem, seria necessário colocar uma bolsa de colostomia, “a mesma que o presidente Bolsonaro colocou após a facada”, ilustrou.


O vereador ainda explicou que sentiu muita dor e foi levado às pressas ao Hospital, “a perfuração mostra que saiu fezes para fora do intestino e dá uma peritonite, uma ruptura abdominal e doeu muito”, revelou.  


Voz da Bahia / Editado por Bahia na Web

DR. Gilvandro Couto vereador de Santo Antônio de jesus fala sobre a enquete do fechamento do comercio . Assista!


 


sábado, 27 de março de 2021

SAO FELIPE: Secretaria de saúde do município informa que só receberão vacinas as cidades que já utilizaram 85% das doses encaminhadas anteriormente.

 




A Prefeitura de São Felipe, através da Secretaria Municipal de Saúde, vem a público informar que, seguindo a decisão definida em reunião da Comissão Intergestores Bipartite (CIB) e informação da Secretaria da Saúde do Estado (SESAB), só receberão vacinas as cidades que já utilizaram 85% das doses encaminhadas anteriormente.

 Cabe ressaltar que o município de São Felipe tem se empenhado e vem realizando a vacinação dos grupos prioritários (profissionais da saúde e idosos) através das estratégias de utilização das modalidades de drive-thru, vacinação nos domicílios e Unidades de Saúde. 

Até o dia (25/03) o município havia recebido o quantitativo de 2.230 doses (Coronavac e Oxford), e foram administradas 2.057, utilizando portanto, 92,2% das doses. Hoje (26/03), recebeu mais 490 doses, que serão utilizadas para prosseguimento da campanha, com inclusão dos idosos a partir de 68 anos (1ª dose) e a partir de 82 anos (2ª dose).

O trabalho continua! Juntos venceremos esse vírus!


ASCOM

Três pessoas são executadas a tiros em Governador Mangabeira

 


Um homem foi morto com vários tiros na noite de ontem, 26, no povoado de Queimadas Velhas, em Governador Mangabeira. 

Alan da Rocha Santos, de 26 anos, estava no interior da residência onde morava quando foi surpreendido por cerca de 10 suspeitos armados que efetuaram diversos disparos de arma de fogo em sua direção, e em seguida fugiram a pé do local. 

Uma equipe do SAMU foi acionada, mas quando chegou no local a vítima já estava sem sinais vitais. Horas antes do crime, Paulo Henrique do Carmo de Carvalho, de 18 anos, e um homem de prenome Carlos, foram mortos em circunstâncias parecidas na mesma localidade.

 As vítimas, segundo informações da polícia, estavam no interior de um imóvel que fica nas proximidades de um mercadinho. 

Os corpos foram removidos para o DPT de Santo Antônio de Jesus. Os casos estão sendo investigados pela Polícia Civil.



FORTE NA NOTÍCIA

CRUZ DAS ALMAS: Acidente de trânsito na zona rural tira a vida de duas pessoas





Uma tragédia ceifou duas vidas na tarde desta sexta-feira (26) numa estrada vicinal conhecida como ladeira da Pumba. Segundo informações, as vítimas Francisco Mariano da Silva, de 68 anos e Vanessa dos Santos Salome, 26 anos, ambos moradores da Pumba (zona rural) morreram atropelados por uma patrol que presta serviço para a Secretaria de Infraestrutura do município de Cruz das Almas.


Conforme relatos de populares, minutos antes da tragédia, Francisco que pilotava uma motocicleta, havia oferecido uma carona para a jovem e poucos metros adiante colidiram frontalmente com a patrol que fazia melhorias na estrada naquele momento. A jovem residia no Minha Casa, Minha Vida Brisas do Bosque e a segunda vítima trabalhava como motorista de transporte alternativo. Ambos residiam no mesma localidade.


A Prefeitura de Cruz das Almas, por meio das redes sociais, emitiu uma Nota de Pesar.




"Foi com profunda tristeza que recebemos a notícia do acidente envolvendo uma máquina a serviço da Administração Municipal ocorrido nesta sexta-feira (26), na localidade da Pumba e que resultou no falecimento de duas pessoas.


Informamos que a Prefeitura Municipal está prestando toda a assistência necessária para as famílias das vítimas, de forma irrestrita.


Nos solidarizamos com as famílias e compreendemos que nada é capaz de reparar a perda. Nesse profundo momento de dor, clamamos a Deus que possa confortar o coração de cada um".



Os corpos das duas vítimas ficaram de ser sepultados neste sábado assim que o Departamento de Polícia Técnica de Santo Antônio de Jesus fazer a liberação.


Com informações do Jornal Forte Na Notícia.

sexta-feira, 26 de março de 2021

Governo da Bahia volta a pagar conta de água de cerca de 860 mil baianos por três meses.

 


Assim como aconteceu em 2020, cerca de 860 mil baianos terão novamente a conta de água e esgoto paga pelo Estado da Bahia por um período de três meses em função da pandemia, o que representa um desembolso total de mais de R$ 17 milhões. A medida é válida para os clientes da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) com Cadastro Social e consumo de até 25 metros cúbicos de água por mês. 


O anúncio foi feito pelo governador Rui Costa, nesta quinta-feira (18), durante transmissão ao vivo em suas redes sociais e que também contemplou ações para prorrogação do pagamento de IPVA de veículos do transporte escolar. “A medida começa a valer cinco dias após a sanção do Governo do Estado, mas antes disso, o projeto deve ser aprovado na Alba. É mais uma ajuda indireta às pessoas de baixa renda, contribuindo para que o eventual recurso financeiro que tenham em mãos, elas possam utilizar para a subsistência da família”, explicou o governador Rui Costa.


O objetivo do pagamento de conta da Embasa é, mais uma vez, aliviar a situação financeira das famílias mais vulneráveis, em meio à nova fase emergencial da crise sanitária. Em abril de 2020, o governo baiano já havia tomado decisão semelhante e também quitou por três meses as contas de água deste mesmo perfil de consumidor. A nova medida será válida após aprovação de projeto de Lei a ser enviado nos próximos dias para a Assembleia Legislativa.


O pagamento das contas de água é mais uma ação do Programa Estado Solidário, que inclui medidas de apoio à sociedade baiana em decorrência da crise provocada pela pandemia. “Com o recrudescimento da pandemia, precisamos agir novamente de forma rápida para apoiar a população baiana nesse momento tão difícil. Que em breve a situação melhore com a vacinação em massa dos baianos, especialmente após a chegada dos lotes da vacina Sputink V”, acrescentou o governador. Os tributos referentes a essas contas de água também serão pagos pelo Estado.


SECOM

Família desenterra criança após 'revelação' de que estaria viva; óbito é confirmado

 


O caso envolvendo uma criança de um ano e 10 meses provocou comoção entre os moradores da comunidade de Colônia, na cidade de Itaetê, na Chapada Diamantina. Tudo começou quando a criança foi levada ao Hospital Municipal da cidade e foi declarada morta pelo médico plantonista. Entretanto, após o enterro, um pastor evangélico, conhecido da família, informou que teve uma 'visão' de que a criança estaria viva, o que levou os pais a desenterrarem-na e perceberem o que seriam sinais vitais, como piscar de olhos e movimento das mãos. 


Na madrugada desta quinta-feira, 25, os pais procuraram a unidade hospitalar após a menina ter passado mal, e teriam sido informados pelo médico de plantão que ela teve uma crise convulsiva, resultado no óbito. 


Após o velório e enterro, no entanto, o pastor da igreja que a família faz parte teria ligado e informado que teve uma visão de que a menina estaria viva. A família acreditou e desenterrou o caixão da criança.


Conforme moradores da cidade, a criança teria sido desenterrada sem sinais vitais, mas o corpo ainda estava quente e ela teria apertado a mão de alguém pouco tempo depois.


A TARDE

Rodoviários protestam por vacina e fazem paralisação em Salvador




Quem pegou ônibus em direção à Lapa por volta das 9h desta quarta-feira (24) teve uma surpresa ao chegar perto do seu destino final. É que, da porta da estação até o Dique do Tororó, se formou uma fila de ônibus parados, fechando o trânsito por conta de um protesto dos rodoviários, que reivindicavam a compra da vacina contra o coronavírus por parte da Prefeitura e a colocação da categoria como prioridade em uma possível rotina de vacinação municipal, já que, no Plano Nacional de Imunização (PNI), os rodoviários não estão como prioritários.



Ao todo, segundo o Sindicato dos Rodoviários, cerca de 160 motoristas e cobradores participaram do ato naquela região. Por lá, era difícil não se perder ao tentar contar a quantidade de ônibus emparelhados, encerrando a circulação do trânsito. Só que, com o fim do itinerário dos veículos, acabou também a paciência dos passageiros que se irritaram, bateram boca com os rodoviários e tiveram que seguir o rumo a pé. Entre as várias queixas, a mais vista questionava o modelo do protesto. Para quem pegou o ônibus cedo, era melhor que os ônibus nem tivessem saído da garagem, evitando o gasto que precisaram fazer com a passagem.


População revoltada


Essa foi a principal reclamação de seu Wilson Oliveira, 87 anos, aposentado que saiu de casa para fazer tratamento de úlcera e precisou seguir do Vale dos Barris até a estação da Lapa andando. “Eu preferia que eles tivessem avisado ou nem saíssem da garagem. Porque, se eu soubesse, não saía de casa e não passaria por essa situação. Tenho 87 anos e preciso fazer uma caminhada dessa em um sol terrível, é muito descaso com a gente”, reclamou Wilson, que ia até a Lapa para pegar um ônibus para Pero Vaz, onde faz seu tratamento.


Mais exaltado, o vigilante Sidney de Paula, 48, que estava vindo de Ondina para o Subúrbio, criticou o sindicato dos rodoviários por não pensar nos transtornos para os passageiros. “Eu saí de casa às 5h e pago R$ 4,20 para fazer integração. E agora? Como faço pra chegar em casa? Só tinha esse dinheiro pra voltar e tô aqui sem tomar café, com sede, com fome. Como quer contar com o nosso apoio? Não tem como a população apoiar dessa forma”, questionou.


Para Sidney, seria muito mais correto que o protesto consistisse na permanência dos ônibus da garagem para evitar o constrangimento e o dano aos passageiros. “Continuasse na garagem, que tava de boa. Mas os caras saem e a gente fica no prejuízo. Pai e mãe de família aqui. Um monte de gente vindo e indo pra médico. Tem o seu Wilson aí, outra senhora ali, todos vão ter que dar essa paletada em um sol desse”, declarou.


Quem também ficou indignada com a situação foi Jucilene Dias, 32, que pegou o Mirantes de Periperi rumo ao comércio para resolver problemas e foi surpreendida pelo protesto já que só tinha a passagem de ida e volta pra casa. “Tô querendo meu dinheiro de volta. Como faz isso com os trabalhadores? Deixa a gente parado aqui no sol, manda descer do ônibus e não liga para os nossos problemas. Como vou me resolver? Isso quebrou minhas pernas”, disse a autônoma.


Palavra do Sindicato


A reportagem do CORREIO ouviu diretores do sindicato dos rodoviários para entender o porquê dessa forma de paralisação. Segundo Adenilson Pereira, 52, que íntegra a diretoria, a reivindicação parte de um cenário em que os rodoviários têm se infectado cada vez mais no ambiente de trabalho e da necessidade de fazer barulho por conta disso. “A gente não é profissional de saúde, mas estamos na linha de frente por*que carregamos os profissionais que vão trabalhar e os passageiros comuns. Estamos sempre em contato com muitas pessoas. E o nível de contaminação da gente é muito alto. Eu tenho mais de 40 colegas internados no momento, fora os que, infelizmente, já morreram”, afirmou


Jeferson Reis, 44 anos, que também atua como diretor do sindicato reclamou do fato da categoria nunca ter sido considerada como prioridade em uma escala de vacinação mesmo sem nunca parar por conta das medidas restritivas. “Tudo isso acontecendo e não temos prioridade. Os rodoviários estão vulneráveis neste sentido. A gente é serviço essencial que nunca para, com lockdown ou não. Só no momento de decidir quem toma vacina, a gente não é, nem mencionam a nossa categoria pra vacinação. 



CORREIO 

SÃO FELIPE: Homem pede ajuda as autoridades chorando para salvar filha que sofre de fortes convulsões. Assista!




quarta-feira, 24 de março de 2021

Mais um suicídio em Cruz das Almas, chamando atenção para situação de saúde pública

 


Dessa vez, a vítima foi uma senhora que morava no bairro da Chapadinha em Cruz das Almas, cidade do interior da Bahia. Maria das Graças de Jesus Barros, 59 anos,  que morava na casa de número 45, na rua Marival Passos, foi encontrada morta no interior de seu imóvel, segundo informações da polícia. 


O fato foi informado ao (CICOM) Centro Integrado de Comunicações, em Santo Antônio de Jesus, por volta das 10h30, dessa quarta-feira (24/03). 


A Polícia Militar (PM) ao chegar no local, constatou que se tratava de suicídio por enforcamento e acionou a Polícia Civil, para realização de levantamento cadavérico e encaminhamento do corpo para o Departamento de Polícia Técnica (DPT). 


Um clima tenso, toma conta da população da cidade, pelo fato de já ter sido registrado, 07 (sete) suicídios somente nesse início de anos.



CRUZ NA TELA

Comunicação Web

Corpo carbonizado é encontrado em baixo de viaduto em Salvador.

Um corpo de sexo masculino foi encontrado carbonizado, na manhã desta sexta-feira, 22, no bairro do comércio, local conhecido como carandiru...