quarta-feira, 23 de outubro de 2019

Salvador registra maior número de casos de HTLV na Bahia; centro apoia portadores de doença


Pouco se tem falado sobre um vírus que não é recente, mas que vem atingindo uma parcela da população. O HTLV, que faz parte da família do HIV, vírus causador da AIDS, atinge as células de defesa do organismo. Diferente do HIV, que diminui a produção de células de defesa, o HTLV aumenta a produção de linfócitos T, podendo causar o aumento de doenças graves como câncer, doença com alta taxa de letalidade. O vírus é classificado em dois grupos: HTLV-I e HTVL-II, o primeiro caso está associado a doenças neurológicas graves e degenerativas e o segundo caso ainda não está ligado a nenhum tipo de patologia determinada.

Uma pesquisa realizada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) divulgada neste ano após análise de testes realizados no Laboratório Central de Saúde Público (Lacen), entre 2003 e 2014, mostrou que a Bahia é o estado com o maior número de casos do vírus no Brasil.

Segundo a Secretaria da Saúde do Estado da Bahia (Sesab) os maiores índices de contágio são em pessoas pardas com idades entre 35 a 54 anos. Quando se comparado os dados entre 2017 e 2018 é possível notar uma queda nos casos da doença, quando foram contabilizados 712 e 693 registros, respectivamente. Até maio deste ano, a Bahia já contabilizou 206 casos. Ainda conforme a Sesab, levando-se em consideração os índices entre 2017 até maio de 2019, as cidades com maior incidência do vírus foram Salvador (797), Feira de Santana (112), Vitória da Conquista (76) e Itabuna (36), em números totais.

Apoio

Na capital baiana existe uma associação que acolhe as pessoas que convivem com HTLV na Bahia. O HTLVIDA é uma instituição criada para dar apoio aos portadores da doença. O projeto foi iniciado em 2010 pelo infectologista e coordenador do Centro de Neurociências da Escola Bahiana de Medicina e Saúde Pública, Bernardo Galvão. O centro foi criado após ser notada a necessidade de apoiar os pacientes e dar visibilidade ao vírus, levando políticas para atender as necessidades dos portadores da doença.

Em conversa com o Varela Notícias, a ex-presidente da associação e atual secretária do local, Adijeane Oliveira de Jesus, 34 anos, contou que descobriu a doença aos 14 anos. De acordo com ela, o HTLV foi transmitido pelo pai, que descobriu ser portador do vírus após uma tentativa de doação de sangue a um amigo. Além deles, duas irmãs e um irmão dela também foram contaminados. Recentemente o irmão de Adijeane faleceu por conta de Leucemia linfocítica causada pelo HTLV. “Quando descobri a doença os médicos diziam que para ter algum sintoma era um em um milhão, eu nem me preocupava com isso”, afirmou.

Aos 23 anos a portadora começou a ter os primeiros sintomas. Quedas, dificuldade para andar, incontinência urinaria, que causava infecções, além de casos mais agressivos como depressão. A doença é progressiva, não tem cura e nem vacina, existem tratamentos paliativos, como a fisioterapia, que ajudam no dia a dia de pessoas como Adijeane a se sentirem mais dispostas. “Minha situação atual é complicada, pois tenho muitas limitações físicas, até para sair tem vezes que preciso de alguém”, desabafou.

O atual presidente da Associação, Francisco Daltro Borges, 65, também é portador do vírus e contou sobre as dificuldades que passou durante a infância. “Desde criança eu caía muito e sentia fraqueza a todo o momento, ao procurar por médicos eu descobrir uma esclerose, mas nada sobre HTLV foi dito. No ano de 2001, minha mulher foi doar sangue e descobriu que tinha a doença, eu fiz o exame e tinha também, tudo fez sentido para mim, minha mãe também fez e deu positivo. Apesar dela ter eu fui o único filho a ser portador”, alegou.

Para pacientes como Adijeane e Francisco locais de apoio e acolhimento fazem toda a diferença na rotina tanto para tratamentos quanto para o bem estar. “Pessoas com HTLV são esquecidas e negligências, eu tenho a associação e ela que me da um sentido para viver”, desabafou o presidente.




VN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Morador da zona rural de Maragojipe fica gravemente ferido após acidente de trânsito em Cruz das Almas

  Um acidente de trânsito na madrugada deste domingo, 05, deixou uma vítima gravemente ferida nas proximidades do Tiro de Guerra, região cen...