Três pessoas do mesmo município, foram vítimas de golpes pelo wattzap neste final de semana, na cidade de São Felipe, no recôncavo baiano, cerca de 178 km de Salvador.
De acordo com informações, as vítimas tiveram seus contatos clonados, sendo engodadas a fazerem transferências bancárias de valores estimados a mais de $400.00.
As vítimas que não quiseram ser identificadas, prestaram depoimentos na Delegacia Territorial, a fim de dar início às investigações e evitar novos golpes.
A tecnologia que, na maioria das vezes, promove mudanças positivas na vida das pessoas, também é um terreno fértil para a prática dos crimes virtuais.
Pessoas mal-intencionadas contam com uma longa lista de condutas que podem reduzir a sua segurança e gerar diversos problemas, como ter o seu celular clonado.
Cybercriminosos são bandidos com um amplo conhecimento sobre recursos tecnológicos, que usam isso de forma inidônea para conseguirem.
O principal sinal de que o seu celular foi clonado surge quando o uso do seu aparelho passa a apresentar inconsistências, como uma fatura mais alta do que o uso correspondente. Isso pode significar que os dados do seu pacote ou plano estão sendo utilizados por terceiros, portanto, monitore o uso dos seus dados rotineiramente.
A clonagem é a replicação fiel de uma linha legítima, ou seja, é como se houvessem dois aparelhos unidos por um mesmo plano de telefonia, operadora, número de contato e de identificação do fabricante. Assim, uma pessoa com intenções ruins passa a ter acesso a diversas informações pessoais e a utilizá-la para golpes.
Ser procurado por números desconhecidos e ter dificuldades para completar uma chamada estão entre os sinais de que a sua linha foi clonada, merecendo a sua total atenção. Veja abaixo quais são as principais finalidades desse tipo de crime.
Solicitação de dinheiro aos seus familiares
Com uma linha clonada, os criminosos passam a ter acesso a uma série de informações que também estão armazenadas no seu celular, como a sua lista de contatos. Tendo esses dados em mãos, eles sabem o nome de seus familiares e até o grau de parentesco entre você e eles, sabendo tirar proveito disso.
SAIBA MAIS EM PORTO. COM. BR
Nenhum comentário:
Postar um comentário