quinta-feira, 24 de agosto de 2023

Baiano morre na Europa e família precisa de R$ 60 mil para translado do corpo.

 G1


O gastrólogo baiano Filiphe Soares Braga, 29 anos, morreu após sofrer um acidente vascular cerebral (AVC) no país de Malta, na Europa. A família tenta trazer o corpo dele de volta para o Brasil, para que possa ser sepultado e enterrado na cidade onde nasceu, em Salvador.


O corpo foi liberado para sepultamento pelo hospital, mas a família não tem como arcar com os custos para trazê-lo para o Brasil. O valor ultrapassa R$ 60 mil.


Em 2021, o G1 produziu uma matéria com Filiphe que, na época, trabalhava com a venda de lanches inspirados no universo geek. Fantasiado de Homem-Aranha, Filiphe, que usava o nome artístico Rhaego Braga, abordava baianos e turistas no Farol da Barra.


Um exemplo de produtos comercializados eram as coxinhas em formato de chapéu de bruxa e brigadeiros inspirados na bola do dragão da série Dragon Ball. Os trabalhos também eram divulgados em suas redes sociais, plataforma na qual a "Gastronomia Geek" podia ser encomendada.


Segundo a família, em maio deste ano, Filiphe se mudou para Malta, um país de pouco mais de 500 mil habitantes, situado na região central do Mediterrâneo, entre a Sicília e a costa do Norte da África. O objetivo do jovem era buscar novas oportunidades.


No dia 16 de agosto, ele foi encontrado desacordado pelo colega de apartamento. O gastrólogo foi encaminhado para o hospital, onde ficou entubado por dois dias. Em 18 de agosto, a equipe médica confirmou a morte cerebral.


Em casos de brasileiros que morreram no exterior, é decisão da família trazer ou não o corpo para o Brasil. A família também é responsável pelos custos dos trâmites, e cabe às autoridades brasileiras apenas auxiliar no processo.


Por meio de nota, o Ministério das Relações Exteriores, através do Consulado-Geral do Brasil em Roma, informou que está à disposição para prestar assistência consular aos familiares de Filiphe.


O órgão afirmou que, nesses casos, o consulado pode prestar orientações gerais aos familiares e cuidar da expedição de documentos, como o atestado consular de óbito.


Não há informações sobre quando o corpo do jovem será de fato trazido para o Brasil, nem quando será o sepultamento.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...