quarta-feira, 26 de julho de 2017

Estima-se que 70% dos homens tenham problema para urinar, médico aponta causas

 Atualmente, estima-se que até 70% dos homens apresentam problemas para urinar. Eles também frequentemente cuidam menos da saúde do que as mulheres.

O médico urologista José Anacleto Dutra de Resende Júnior, comenta algumas condições que mais afligem os homens e o que a medicina tem feito para a melhorar a saúde masculina.

HBP

Uma dessas doenças é a hiperplasia benigna, a doença mais comum da próstata e que atinge cerca de 80% dos homens maiores de 50 anos, cerca de 14 milhões de brasileiros. “A HBP está relacionada ao crescimento anormal da próstata, que comprime a bexiga e obstrui parcial ou totalmente a uretra, prejudicando o fluxo da urina. É uma doença silenciosa, que causa vontade constante de urinar e pode provocar, em casos mais raros, infecção urinária e insuficiência renal”, explica o médico.

Hoje em dia, a doença pode ser tratada forma minimamente invasiva, por meio de terapia com laser verde, que diminui o tamanho da próstata. Esse procedimento é mais efetivo e traz menos sangramento e riscos ao paciente, o que acaba reduzindo o tempo de recuperação e internação, se comparado à cirurgia tradicional.

INCONTINÊNCIA URINÁRIA

O câncer de próstata, no Brasil, é o segundo tipo que mais afeta homens. O seu tratamento, que inclui a retirada da próstata é bastante conhecido, mas muitos ainda apresentam dúvidas sobre um de seus efeitos colaterais: a incontinência urinária.

É estimado que 4% dos homens que retirar a próstata acabam apresentando incontinência urinária de forma crônica, quando os músculos esfincterianos perdem sua capacidade de reter a urina. Para casos mais graves, pode-se realizar a colocação do esfíncter urinário artificial, uma prótese que substitui o mecanismo natural que retem a urina. “O esfíncter urinário artificial é o padrão ouro para o tratamento da incontinência urinária masculina pós prostatectomia. No Brasil, o tratamento efetivo já tem ajudado milhares de homens a voltar a rotina”, explica o médico.

Fonte: Notícias ao minuto

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...