sexta-feira, 7 de julho de 2017

Após câncer, homem tem rosto reconstruído com pele da perna e do braço

 O americano Tim McGrath, de 38 anos, desenvolveu um tumor no lado esquerdo de sua cabeça, deixando-o com apenas metade do rosto. Graças a uma cirurgia de reconstrução realizada com enxertos da perna e braço, Tim conseguiu cobrir as feridas causadas pela remoção do tumor.

Tim foi diagnosticado em 2014 com Sarcoma Sinovial - um raro tipo de câncer que atinge tecidos macios - após começar a sentir fortes dores na mandíbula. Na época, o tumor tinha o tamanho equivalente a um ovo, conforme mostrou um exame e uma foto publicada por ele no Facebook.

Médicos tentaram uma cirurgia para remover o tumor, mas, após 18 meses, ele voltou a crescer e, em 2015, já havia dobrado de tamanho. Segundo Tim, nessa época ele já não conseguia mais respirar sozinho nem colocar nada em sua boca, pois o câncer havia tomado todo o espaço entre o nariz e a mandíbula.

"Com a radiação, o tumor parou de crescer e eventualmente diminuiu um pouco. Quando acabou o tratamento eu tive que esperar algumas semanas para fazer uma cirurgia que removeria a massa morta do sarcoma", explicou ele ao Daily Mail.

Antes de realizar a operação, os médicos alertaram que seria necessário remover um de seus olhos, uma orelha e todo o músculo do lado esquerdo. "Não acreditei no que me falaram. Mas quando acordei fiquei completamente chocado", relembra.

Inúmeros médicos tentaram, sem sucesso, fazer a reconstrução. No entanto, o organismo de Tim rejeitava os tratamentos. Após um ano vivendo com o rosto parcialmente "aberto", o cirurgião reconhecido na área Kongkrit Chaiyasate ouviu falar sobre Tim e decidiu ajudá-lo. Ele usou a pele das pernas e antebraço do paciente como enxerto.

"Antes de fazer a operação para remover o tumor eu estava muito chateado. Eu não conseguia entender como metade da minha cara poderia ser simplesmente retirada. Até que conheci o Dr. Chaiyasate e comecei a sentir esperança de verdade", contou ele.

Sem o tumor, Tim ficou com o rosto coberto por feridas e completamente desfigurado. Mas, após a reconstrução, que continuará em 2018, Tim tem pelo menos uma pele uniforme.

"Atualmente não posso ingerir líquidos ou comer nada pela boca, nem pronunciar algumas palavras, mas, de qualquer forma, a minha qualidade de vida melhorou de forma absurda", confessa Tim, empolgado com o tratamento.

Durante todo o processo, Tim recorda que muitas vezes pensou em desistir. Mas hoje é grato por ter conseguido segurar as pontas e ter conhecido o cirurgião que o ajudou: "Tenho tanta sorte que ele atendia a alguns quilômetros da casa de meus pais. Agora tenho esperança de que as coisas vão melhorar ainda mais".

Reprodução fonte média News. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...