Neste sábado (17), a Polícia Militar da Bahia completou 199 anos de existência. A corporação militar do estado, fundada em 17 de fevereiro de 1825, conta com uma história vasta, prestes a completar a marca bicentenária de atuação.
Atualmente, o comandante geral da PM-BA é o Coronel QOPM Paulo José Reis de Azevedo Coutinho, que assumiu diversas funções de destaque antes de chegar ao cargo máximo.
O primeiro nome dado à Polícia Militar da Bahia foi “Corpo de Polícia da Bahia”. A nomeação foi utilizada quando a instituição foi criada, de forma provisória, por meio da Ordem do Dia de 01 de janeiro de 1825.
Em 17 de fevereiro de 1825, o Imperador D. Pedro I publicou um decreto que tornou definitivo o “Corpo de Polícia da Bahia”, estabelecendo a estrutura organizacional e consolidando a instituição como parte permanente da segurança pública na província.
Essa instituição, com o tempo, evoluiu para o que hoje conhecemos como a Polícia Militar do Estado da Bahia (PMBA).
O “Corpo de Polícia da Bahia” foi estabelecido como uma resposta às necessidades de segurança pública na Província da Bahia, em um contexto em que a independência do Brasil estava sendo consolidada.
Atualmente, a PM do estado baiano atua nos principais eventos da Bahia, com um corpo geral de mais de 31 mil policiais espalhados pelo estado.
Varela Net
Muito bom... obrigado polícia militar
ResponderExcluir