domingo, 23 de abril de 2023

O que é Acidente Vascular Cerebral (AVC), quais os diferentes tipos e prevenção

    ​​HOSPITAL BRASILIA


Mais conhecido como derrame, o AVC tem números alarmantes: aproximadamente 70% dos pacientes não conseguem retomar sua rotina profissional e cerca de 50% passam a precisar de ajuda no dia a dia. A Dra. Márcia Neiva, neurologista do Hospital Brasília, explica quais são os tipos de AVC​, seus sintomas e causas. 


O que é acidente vascular cerebral? 

O acidente vascular cerebral caracteriza-se pelo entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro. A ausência de circulação sanguínea nessa área pode causar sequelas e levar até mesmo ao óbito. 


Quais os diferentes tipos de AVC? 


São dois os tipos de AVC: isquêmico e hemorrágico. Entenda cada um deles: 


AVC Isquêmico 


O AVC isquêmico é o tipo mais comum e ocorre por conta da obstrução de artérias, levando à falta de circulação do sangue e, consequentemente, oxigênio, para as células do cérebro. Dessa forma, a área que ficou sem irrigação acaba morrendo. 


AVC Hemorrágico 


Já o AVC hemorrágico (AVCH), como o próprio nome sugere, é causado pelo rompimento de um vaso cerebral que provoca hemorragia dentro do tecido ou na região entre o cérebro e a meninge. Ainda que menos frequente do que o AVC isquêmico, o AVCH pode ser mais grave e mais letal. 


Quais os sintomas do AVC? 

Alterações da fala, da força e da sensibilidade são as alterações mais comuns que indicam que você pode estar sofrendo um AVC. Procure um serviço médico imediatamente, caso apresente tais sintomas. 

Dor de cabeça súbita e muito forte: pode indicar a ruptura de aneurismas. Caso apresente quadro semelhante, busque um serviço de emergência imediatamente. 

Dor de cabeça incomum: a cefaleia pode ser um dos sinais de acidente vascular cerebral, em especial do AVC  hemorrágico. Se a dor for diferente do habitual, no entanto, consulte u​m médico. 

Dor de cabeça associada a sintomas incomuns: dificuldade para falar, enxergar ou andar e confusão mental são sintomas que devem ser averiguados o quanto antes por um serviço de pronto atendimento. 

Dor combinada com maus hábitos: consumo excessivo de álcool, tabagismo, pressão alta, sedentarismo, diabetes e estresse são fatores de risco para o AVC. Quando associados a dor de cabeça intensa, requerem atenção profissional. 

Qual o tratamento para o AVC? 

O tratamento para o AVC deve ocorrer nas primeiras horas de sua instalação e será individualizado de acordo com cada caso. Pode-se usar medicamentos que “dissolvem “ o coágulo, cateterismo cerebral com aspiração do coágulo e até cirurgia em alguns casos. Quanto mais cedo ocorre o atendimento, menores as chances de óbito ou grandes sequelas.  


Como prevenir o acidente vascular cerebral? 

Controlar fatores de risco como hipertensão, diabetes e o nível de gordura no sangue (dislipidemia), aliados à prática regular de atividade físicas e alimentação equilibrada contribuem significativamente para reduzir as chances de sofrer um acidente vascular encefálico. 


O Hospital Brasília é pioneiro na criação de protocolos para atendimento a quadros de AVC. Esse trabalho nos conferiu a certificação Angels​ e nos qualificou como centro de referência em atendimento a AVC, sem contar que somos o primeiro hospital do Distrito Federal a receber tal reconhecimento. Por isso, em caso de emergência, dirija-se à nossa unidade: SHIS QI 15, Conjunto G – Lago Sul. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...