A Lagoa do Geladinho, em Feira de Santana, foi interditada pela prefeitura da cidade depois que a bactéria causadora da cólera foi detectada na água. O órgão municipal divulgou a informação nesta sexta-feira (17) e solicitou que as pessoas que tiveram contato com a água ou ingeriram peixes do local prestem atenção nos sintomas da doença. [Confira no final da matéria]
A lagoa fica localizada no Parque Radialista Erivaldo Cerqueira, um local onde os moradores costumam praticar esportes e fazer passeios ao ar livre. De acordo com a prefeitura, todo o entorno da lagoa foi isolada.
O resultado que confirmou a presença da bactéria Vibrio Cholerae nas amostras de água foi liberado na quinta-feira (16), pelo Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen). As investigações foram iniciadas no dia 11 de fevereiro, depois que peixes começaram a aparecer mortos no local.
A prefeitura ainda informou que as cepas isoladas serão enviadas para a Fundação Osvaldo Cruz (Fiocruz), no Rio de Janeiro, para análise da patogenicidade, ou seja, a capacidade da bactéria causar doença.
O prefeito da cidade, a Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Sanitária e a Vigilância Epidemiológica, além das secretarias municipais de Meio Ambiente e Serviços Públicos uma reunião, participarão de uma reunião para avaliar e discutir as próximas ações preventivas a serem adotadas.
Sintomas da cólera
De acordo com as informações do Ministério da Saúde, cólera é uma doença bacteriana infecciosa intestinal aguda. Ela é transmitida através de alimentos contaminados e de pessoa para pessoa.
Como o agente causador da cólera faz parte do ambiente aquático, ela pode se associar a mariscos (crustáceos e moluscos), peixes e algas, entre outros, possibilitando a transmissão se esses alimentos forem consumidos crus ou mal cozidos.
Os principais sintomas são diarreia e vômito. Caso ocorra desidratação, a circulação e a função renal também são prejudicados.
Nenhum comentário:
Postar um comentário