domingo, 17 de janeiro de 2021

SÃO FELIPE: Conheça um pouco da história do Sanfelipense José Marcelino de Sousa que já foi governador da Bahia.



Jose Marcelino de Souza Nasceu em São Felipe na Bahia, e formou-se na Faculdade de Direito do Recife em 1870. No ano seguinte foi nomeado Promotor na comarca de Itapicuru e depois Nazaré, onde assumiu em 1873 as funções de juiz.

Ingressando na política, elegeu-se senador estadual em 1891, para a Constituinte convocada após proclamada a República.

Eleito para o governo do Estado, depois foi ainda senador, estando neste cargo, quando de sua morte, em 1917.

Sua administração foi marcada pelo conflito com o Poder Judiciário, após a desobediência de seu chefe de Polícia, Aurelino Leal, em cumprir um habeas corpus concedido pelo Tribunal de Justiça.

O atentado contra a vida do Governador da Bahia José Marcelino por Antonio Francisco, a bordo do vapor Maurício Wanderley, no dia 13 de outubro de 1905 (Angelo Agostini, O Malho, 1905.


Sofreu, em 13 de outubro de 1905, um atentado, cuja autoria nunca foi apurada. Dentre outros, foi acusado da trama o então senador estadual José de Aquino Tanajura, que negou com veemência.

Ampliou em 78 quilômetros de vias férreas e estadualizou a estrada de ferro de Nazaré. Comprou a companhia Navegação Baiana, ameaçada de cessar suas atividades. Desenvolveu a navegação fluvial.

Tomou empréstimo externo da ordem de um milhão de libras, conseguindo destarte quitar a folha dos funcionários, então com oito meses de atraso.

José Marcelino não concluiu seu mandato: viajou para o Rio de Janeiro, tendo os últimos dias da administração sido responsabilidade do cônego Cupertino de Lacerda, então presidente do Senado Estadual e seu substituto legal, nas ausências.



Nome nativoJosé Marcelino de Sousa
Nascimento15 de outubro de 1848
São Felipe
Morte26 de abril de 1917 (68 anos)
Rio de Janeiro
CidadaniaBrasil
Ocupaçãopolítico


FONTE: WIKIPEDIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...