Foi confirmado em Feira de Santana (distante a 116 km de Salvador) o primeiro caso de sarampo após 21 anos sem registro de casos positivos no município.
De acordo com informações da Prefeitura de Feira de Santana, a Vigilância Epidemiológica notificou este ano 42 casos suspeitos para a doença, sendo 22 descartados, 19 em investigação e um confirmado.
Em 29 de outubro deste ano, o caso foi confirmado em um homem adulto não vacinado, com história de viagem a um município baiano.
No mesmo dia da notificação, assim como em outros casos notificados, foi realizado o bloqueio vacinal de todas as pessoas que tiveram contato com o paciente, conforme o período recomendado pelo Ministério da Saúde.
"A vacina é a única maneira de evitar a doença, que possui morbimortalidade em crianças menores de cinco anos de idade”, enfatizou a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Francisca Lúcia Oliveira.
Ela lembrou que em agosto foi realizada uma intensificação vacinal contra o sarampo e no mês de outubro a primeira etapa da campanha nacional de vacinação contra o sarampo.
A TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário