domingo, 24 de março de 2019

Ciclone se forma no sul da Bahia, Marinha do Brasil emite alerta

A Marinha do Brasil, por meio do Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) e em colaboração com o Instituto Nacional de Meteorologia (INMET) e o Centro de Previsão de Tempo e Estudos Climáticos (CPTEC/INPE), participa a formação de um ciclone classificado como Depressão Tropical às 9h da manhã do dia 23, com centro na posição geográfica 17ºS 036ºW, em alto-mar, nas proximidades da cidade de Porto Seguro (BA), com intensidade de ventos observados de até 46 km/h. Seu deslocamento é previsto para a direção Sul e seus efeitos poderão ser sentidos no litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, até o dia 26.
 
Caso a intensidade dos ventos observados venha a superar 61 km/h, o fenômeno será reclassificado como Tempestade Tropical “Iba”, expressão em tupi-guarani que significa “ruim”. A nomenclatura será oficialmente estabelecida por meio de Aviso Especial publicado no site do CHM, conforme a relação de nomes que consta nas Normas da Autoridade Marítima nº 19, disponível em https://www.marinha.mil.br/dhn/?q=pt-br/normas-legislacoes.

São esperados ventos fortes nas proximidades do litoral sul do estado da Bahia e do Espírito Santo, podendo atingir 88 km/h em alto-mar, no setor Leste do ciclone, e 61 km/h junto à costa, durante todo o período de atuação do ciclone. Há previsão de mar grosso a muito grosso, com alturas de ondas entre 3,0 e 4,0 metros em alto-mar e possibilidade de ocorrência de ressaca atingindo a costa entre Linhares (ES) e Porto Seguro (BA), com ondas entre 2,5 e 3,0 metros, estendendo-se ao Sul desse trecho até Vitória (ES) e ao Norte até Salvador (BA), com ondas de até 2,5 metros, entre os dias 23 pela manhã e 24 à noite. A condição de tempo severo provocada por esse sistema ocorrerá principalmente em alto-mar, associada à chuva intensa.

A Marinha do Brasil mantém todos os avisos de mau tempo em vigor no endereço eletrônico https://www.marinha.mil.br/chm/dados-do-smm-avisos-de-mau-tempo/avisos-de-mau-tempo.

A Marinha do Brasil, o INMET e o CPTEC/INPE acompanharão a formação e a atuação desse
sistema nos próximos dias e as atualizações serão divulgadas nos sites: https://www.marinha.mil.br/chm/,

MIDIA BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

homem é morto na varanda de sua residência em Irara

  Na noite passada (13), por volta das 20h, um homem de 30 anos foi encontrado morto na varanda de sua residência na Fazenda Boa Vista, muni...