As recorrentes falhas no fornecimento de energia elétrica pela Neoenergia Coelba estão impedindo o sistema de abastecimento de água de operar no município de São Felipe. Desde segunda-feira (dia 9), três interrupções na energia fizeram o sistema de água parar de funcionar.
O problema mais recente ocorreu na tarde de sábado (14). Os técnicos da Embasa identificaram que, após as sucessivas faltas de energia, um equipamento da estação de captação de água foi danificado e já está sendo substituído, com previsão de conclusão do reparo no fim da manhã de hoje (15).
“O sistema de água precisa de energia para funcionar, porque precisamos bombear a água desde o rio, passando pelo tratamento e até a distribuição”, explica o gerente regional da Embasa na região, Julio Cesar Brito. “O pior é que, a cada falta de energia, nossas tubulações se esvaziam e precisam de algumas horas para encher e ganhar pressão novamente. Esses problemas recorrentes fazem com que o fornecimento de água seja interrompido antes de se normalizar, prejudicando especialmente as localidades que estão no final da rede e em pontos mais altos, onde a água precisa ter mais pressão para chegar”.
A Embasa tem mantido contato com a Neoenergia Coelba e cobrado a imediata regularização do fornecimento de energia para São Felipe.

Nenhum comentário:
Postar um comentário