Foi realizado na manhã desta quarta-feira (10), no município de São Felipe, uma carreata com alunos das escolas municipais em combate ao suicídio.
A data promove a colaboração e mobilização da sociedade para lidar com o tema do suicídio e automutilação por meio de ações preventivas que incentivem o cuidado com a saúde mental e emocional.
Busca também reduzir o estigma associado, estimular o diálogo aberto sobre saúde mental e encorajar as pessoas a buscar ajuda em momentos de crise, influenciando positivamente a vida de quem sofre e das comunidades afetadas.
Este dia está inserido na campanha do Setembro Amarelo, que visa ampliar essa conscientização ao longo do mês, mostrando que o suicídio pode ser prevenido com apoio, tratamento adequado e acolhimento.
A campanha destaca a importância da ação coletiva envolvendo familiares, educadores, profissionais de saúde e sociedade em geral para prevenir essa tragédia que atinge principalmente jovens e pessoas em situação de vulnerabilidade. Dados da OMS indicam mais de 700 mil mortes anuais por suicídio no mundo, reforçando a urgência da prevenção.
Assim, o Dia do Combate ao Suicídio é fundamental para quebrar o silêncio, disseminar informações, fomentar o apoio emocional e criar uma rede de cuidado capaz de transformar vidas e salvar pessoas
Nenhum comentário:
Postar um comentário