G1
O eletrotécnico Emanoel Martins foi um dos responsáveis por salvar a jovem Anna Jacó Alves, de 22 anos, que foi atingida por um cabo da rede elétrica que caiu em cima da moto em que ela estava na noite de quinta-feira (12), em Mauriti, no interior do Ceará. Ele usou um cone de plástico para afastar o fio condutor de energia da jovem, que estava sendo eletrocutada.
Conforme Emanoel contou ao g1, ele estava passeando com o filho em uma praça que fica em frente ao local em que ocorreu o acidente. "Eu vi um clarão, e em seguida eu vi o som dos estalos. Para quem trabalha no sistema [elétrico], a gente consegue identificar quando é um curta elétrico", disse.
Um vídeo obtido pela reportagem mostra que Anna estava na moto, ao lado de outra motociclista, quando o fio parece romper e cai sobre ela. A alguns metros dela, outro fio atingiu uma terceira moto, que acabou pegando fogo, mas o motociclista conseguiu se esquivar.
Ao perceber o que estava ocorrendo, Emanoel correu em direção à jovem e pegou um cone que estava próximo com o intuito de usar o objeto para afastar o fio de energia dela. Ele pediu a outro rapaz que estava nas proximidades para pegar mais um cone e ajudá-lo. Na sequência, Emanoel passou a orientá-lo sobre como afastar o fio.
Após tirar o fio de cima de Anna, Emanoel, que é ex-funcionário da Enel Ceará, ligou para uma equipe de plantão e pediu que a energia do local fosse desligada de maneira remota, de modo a evitar novos acidentes na área.
Segundo testemunhas, Anna Jacó Alves, de 22 anos, ia dar partida na moto quando o fio caiu sobre ela. A jovem sofreu uma descarga elétrica e foi socorrida por uma equipe do Samu com queimaduras pelo corpo.
Anna foi levada para o Hospital Municipal de Mauriti, com quadro grave de saúde, mas respondendo bem ao tratamento. Depois, ela foi transferida para um hospital no município de Juazeiro do Norte.
A Enel Distribuição Ceará informou que assim que tomou conhecimento do caso enviou equipes ao local para realizar inspeções na rede e desligar o fornecimento de energia.
"A distribuidora esclarece que, de imediato, desligou o fornecimento de energia na área e enviou equipes ao local. A empresa também já acionou equipe especializada para oferecer apoio à vítima", afirmou a Enel.