quinta-feira, 8 de dezembro de 2022

Morre aos 86 anos yalorixá Mãe Lídia, responsável pelo maior Candomblé de rua do mundo

 G1


A yalorixá Lídia Queiroz dos Santos, mais conhecida como Mãe Lídia, morreu na manhã desta quinta-feira (8), em Santo Amaro, no Recôncavo Baiano, aos 86 anos. Ela foi a responsável pelas cerimônias do maior Candomblé de rua do mundo, o Bembé do Mercado.


Mãe Lídia nasceu na mesma cidade em que faleceu, e foi iniciada no Candomblé em 1955, para Oxaguiã e Obaluaê. Ela dedicou mais de 70 anos de vida à religião. Por 48 anos, a yalorixá comandou o terreiro Ilê Axé Yá Oman.


O Bembé do Mercado foi registrado como Patrimônio Cultural da Brasil por causa influência dela. A religiosa ganhou notoriedade por causa da sua luta pela divulgação, preservação e manutenção dos ritos e cultos de origem africana.


O velório e o axexê – cerimônia fúnebre realizada no Candomblé – estão sendo realizados no próprio terreiro Ilê Axé Yá Oman. O sepultamento do corpo de Mãe Lídia será realizado na sexta-feira (9), às 9h, no cemitério Campo da Caridade, em Santo Amaro.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...