quarta-feira, 19 de fevereiro de 2020

Cineasta José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morre aos 83 anos em SP

Primeiro cineasta de terror do Brasil, o também ator, diretor e roteirista José Mojica Marins, o Zé do Caixão, morreu aos 83 anos, nesta quarta-feira, 19, em São Paulo, devido a uma broncopneumonia. A informação foi confirmada pela filha dele, a atriz Liz Marins.
Internado desde o dia 28 de janeiro, Zé do Caixão teve o óbito constatado às 15h46, no Hospital Sancta Maggiore. O velório será realizado na quinta-feira, 20, a partir das 16h, no Museu da Imagem e do Som (MIS). Mojica deixa sete filhos.
Mestre do horror
Nascido no dia 13 de março de 1936, na capital de São Paulo e filho de artistas circenses, José ficou marcado no meio artístico como sendo a maior referência em terror brasileiro. Ao todo, ele dirigiu 40 produções e atuou em mais de 50 filmes, mas o interesse pelo gênero começou nos anos 1950.
Em 1964, a produção "À meia-noite levarei sua alma" cunhou de vez o famoso apelido de Zé do Caixão. O personagem, um agente funerário de unhas longas e roupas pretas que lembra um vampiro, aparece ainda nos filmes "Esta noite encarnarei no teu cadáver" (1967), "O estranho mundo de Zé do Caixão" (1968), e "Encarnação do demônio" (2008).
Zé do Caixão, que na verdade se chamaria Josefel Zanatas, era conhecido no exterior como Coffin Joe. O personagem surgiu, de acordo com Marins, após um pesadelo. 
Além do terror, gênero pelo qual foi mundialmente conhecido, Mojica também trabalhou com filmes de faroeste, drama, aventura e até filmes pornográficos. Seu primeiro longa foi A Sina do Aventureiro, de 1958. Entre seus principais filmes, além da trilogia do personagem Zé do Caixão, estão A Encarnação do Demônio, Delírios de um Anormal, O Estranho Mundo de Zé do Caixão e O Ritual dos Sádicos.
Além de filmes, Mojica também tem livros publicados e foi apresentador de TV. Na TV Bandeirantes ele apresentou o Cine Trash e, no Canal Brasil, apresentou o programa Estranho Mundo de Zé do Caixão. O cineasta também conquistou reconhecimento internacional, inclusive do público e da crítica dos Estados Unidos.


AGENCIA BRASIL

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Criança de São Félix morre na UPA de Cruz das Almas com sinais de afogamento

Um menino de dois anos morreu na Unidade de Pronto Atendimento (UPA24H) de Cruz das Almas, na tarde desta quarta-feira, 15, após dar entrada...