Em 30 anos, a Ponte Salvador-Itaparica vai alavancar a
arrecadação tributária de 10 municípios do entorno da ilha, além do Estado e da
União. A estimativa é que todos os entes da federação tenham, juntos, um
incremento na receita de R$ 57 bilhões durante o período de concessão da ponte
para o consórcio chinês.
De acordo com o secretário estadual do Desenvolvimento
Econômico (SDE), o vice-governador João Leão, os dados estão em um levantamento
feito pela equipe técnica responsável pelo projeto sobre os impactos da ponte
na economia baiana a longo prazo. “Fizemos o estudo sobre os 10 municípios do
entorno de Itaparica, alcançando as cidades de Santo Antônio de Jesus e de
Valença. E a nossa estimativa é que os municípios terão um acréscimo de receita
de R$ 12.5 bilhões. O Estado da Bahia vai ter um acréscimo de R$ 20.1 bilhões.
E a União, aumento de R$ 25.5 bilhões”, informou o titular da SDE durante
visita ao Grupo A TARDE nesta terça-feira, 17.
Leão é um dos idealizadores do projeto da ponte | Foto:
Shirley Stolze | Ag. A TARDELeão é um dos idealizadores do projeto da ponte |
Foto: Shirley Stolze | Ag. A TARDE
A fonte do recurso previsto será o recolhimento do Imposto
sobre Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) relativo a compras de
materiais de construção, como areia, cimento, ferro, brita. “Só na construção
da ponte, já vamos ter cerca de R$ 750 milhões em receita. A União vai ter
encargo social, PIS, Cofins”, indicou o secretário, frisando que há um
interesse dos chineses em investir no Brasil.
Leão também informou que foram realizados os procedimentos
de desapropriação das áreas de terras necessárias para a implantação do
projeto. As licenças ambientais, disse o vice-governador, já foram emitidas.
Em entrevista ao Portal A TARDE, o titular da SDE ressaltou
que há ainda a possibilidade de ajustes no projeto, o que poderá resultar em
economia do valor da obra. “A partir de agora, pelo período de um ano, eles têm
direito a apresentar uma modificação no projeto elaborado pelo governo. Por
exemplo, tenho minhas vigas todas em concreto. Eles podem modificar as vigas
para aço corten, o que vai baixar o preço da obra e viabilizar o tempo de
execução do projeto. Para aceitarmos essas modificações, eles terão que dividir
a economia da obra conosco”, explicou o secretário.
O vice-governador detalhou ainda o traçado da ponte que
ligará a capital baiana à ilha de Itaparica. “A ponte sairá do túnel da Via
Expressa, em Salvador, passará por cima da Feira de Água de Meninos e não
modifica em nada ali naquela área do Comércio, entra na água, faz uma curva e
chega lá na praia de Gameleira. Ali, terá uma via expressa no meio da ilha,
cuja finalidade é evitar impacto de trânsito pesado na região. Haverá também a duplicação
da BA-001, ali vai ser uma grande avenida, igual ao que fizemos aqui na Avenida
Paralela, com jardins, palmeiras. Vai ser um cartão-postal”. A estimativa é que
o pedágio custe cerca de R$ 45 reais, com valor menor para quem mora na ilha.
Considerado um dos pais do empreendimento, João Leão
recordou a trajetória do projeto até a fase atual. “Em 2009, lançamos a ponte
no governo Wagner. O projeto só foi concluído em 2015. No ano de 2017, houve
adaptação no projeto e baixamos o custo da obra. Agora, houve a licitação com a
participação do grupo de chineses”. Ainda segundo o secretário, os empresários
chineses passaram os últimos quatro anos em Salvador estudando o projeto.
Eleições 2020
Presidente estadual do PP, João Leão mantém sua aposta no
nome do deputado estadual Niltinho para concorrer à prefeitura de Salvador na
eleição do ano que vem. O vice-governador diz que seu correligionário possui
capacidade administrativa, um dos requisitos cobrados pelo eleitor, na opinião
do político.
“O que o povo quer hoje? Quer bons governantes, gente com
capacidade de administrar bem e que demonstre confiança”, sintetizou. Leão
defende o que diz o senador Jaques Wagner: é preciso renovar a política.
“Precisamos trazer o jovem para dentro do processo”.
A TARDE
Nenhum comentário:
Postar um comentário