segunda-feira, 29 de julho de 2019

Após três casos confirmados de sarampo, Sesab alerta para surto na Bahia


Três casos importados de sarampo foram confirmados na Bahia e, por conta disso, a Secretaria de Saúde do Estado (Sesab) emitiu um alerta para o surto da doença, nesta segunda-feira (29). Segundo o órgão, o primeiro caso foi de um morador de São Paulo que chegou com a doença em Porto Seguro, no sul da Bahia, em junho deste ano.

O segundo caso foi de uma pessoa que chegou de São Paulo a Salvador e o terceiro foi de uma adolescente de 12 anos que viajou para a Espanha e voltou para a capital baiana. A Sesab informou que está trabalhando para adotar medidas para a prevenção de surtos e para a detecção precoce da doença.

Os principais sintomas do sarampo são tosse seca e irritativa, febre alta, coriza, sensibilidade à luz, manchas vermelhas na pele e dores no corpo. As complicações podem gerar infecções respiratórias, inflamação nos ouvidos, encefalite com dano cerebral, surdez e lesões severas de pele. Em gestantes, o sarampo pode provocar aborto ou parto prematuro.

Em 10 de agosto, um sábado, acontece o Dia D de vacinação, segundo a Prefeitura de Salvador. As vacinas serão disponibilizadas nos postos de saúde, entre 8h e 17h.


VN

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...