quarta-feira, 24 de julho de 2019

Agentes de endemias fiscalizam imóveis fechados para combater o aedes aegypti


Os agentes de endemias iniciaram nesta quarta-feira, 24, a Ação do Chaveiro, que combate focos do aedes aegypti em Salvador.  A operação começou na rua Almirante Ernesto, na Pituba, com o objetivo de fiscalizar imóveis que estejam fechados ou abandonados para detectar possíveis criadouros e focos do mosquito transmissor de doenças.

O bairro foi escolhido pelo número de casos notificados. "A Pituba foi escolhida pelo índice de infestação e números de casos notificados de arboviroses. Escolhemos algumas moradias para fazer a ação do chaveiro seguindo alguns critérios”, diz a coordenadora do Programa de Controle de Arboviroses, Isolina Miguez.

A ação, realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses, tem este nome porque um chaveiro é usado para abrir o imóvel. Uma lei federal autoriza a entrada dos agentes de endemia em local privado.

“O amparo legal que nos foi dado indica que a gente vá três vezes em horários diferentes a um local e, se não conseguir entrar, pode fazer a ação”, declara Isolina Miguez.

Após o chaveiro abrir a porta, os guardas municipais fazem uma varredura de segurança no local. Após isso, os agentes são liberados. "A gente tenta entrar em contato com o dono do imóvel para ele marcar um dia para fazer o trabalho. Se o agente não conseguir entrar, esse imóvel deixa de ser visitado, fica sem a inspeção. Com área externa, chuva, as pessoas começam a jogar lixo. O último recurso é o chaveiro", afirmou a supervisora de campo e agente de endemias, Ana Rita.

O último Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) mostra que os depósitos preferenciais do mosquito são em vasos e pratos de plantas, bebedouros de animais e caixas d'água.

Sobre o trabalho de combate, Ana Rita afirma que são feitas inspeções para eliminar o foco. “Primeiro fazemos a inspeção, eliminamos este foco, coletamos para o laboratório fazer a análise e fazemos o tratamento em alguns depósitos”.

Os próximos bairros visitados vão ser o Rio Vermelho, a Boca do Rio, a Barra, o Costa Azul e o Stiep.




com informações de Luan Borges I Foto: Raul Spinassé I Ag. A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...