segunda-feira, 14 de agosto de 2017

CONFIRA O NOSSO DICAS DE SAÚDE DE HOJE

 Faz mal comer e dormir na sequência? Que horas é melhor jantar? Médico esclarece
Vix14 de agosto de 2017 02:34

Michal Rotem / iStock

Comer e ir direto para a cama ou o sofá: faz mal mesmo ou isso não passa de um mito? De acordo com o gastroenterologia e endoscopia Mauro Lucio Jácome, o hábito é mesmo prejudicial.

Faz mal comer e dormir

Segundo ele, deitar ou dormir depois de uma refeição atrapalha a digestão e, consequentemente, faz mal para a saúde. “Quando a pessoa dorme ou apenas deita, o aparelho digestivo diminui todas as suas funções, então a digestão fica muito mais lenta do que o normal”, explica o médico.

Quando repousamos, a velocidade de processamento dos alimentos é tão menor que, em alguns casos, é possível a comida ficar a noite inteira armazenada no estômago, contribuindo para a proliferação de bactérias e formação de gases. Como consequência, podem ocorrer gases.

Sintomas da má-digestão

5432action/istock

Além disso, outros sintomas muito comuns são: azia, eructações (arrotos) e barriga distendida ao acordar, além de desconforto para dormir.

“Comer e dormir pode comprometer o sono. A pessoa dorme mal, acorda durante a noite, tem um sono desconfortável e fica sonolenta no dia seguinte”, comenta Jácome.

Consequências ruins para a saúde

LuckyBusiness/iStock

O hábito de comer e deitar em seguida é tão ruim que pode até agravar casos de refluxo, doenças estomacais, como úlceras e gastrite, e a constipação intestinal (prisão de ventre).

“O alimento pode voltar para o esôfago e piorar o refluxo. Dormir com o estômago muito cheio faz com que a comida fique muitas horas em contato com a mucosa e piore gastrites e úlceras”, explica o médico.

Horário certo para jantar

tuthelens/shutterstock

Segundo Jácome, o correto é que todo mundo se alimente de 3 a 4 hora antes de deitar e nunca deite depois de almoçar. “Se quiser assistir TV depois de comer, sente em uma poltrona, mas não deite. O melhor seria fazer alguma atividade leve depois das refeições, como uma caminhada, por uns 40 minutos”, comenta o especialista em gastroenterologia.

Ficar de estômago vazio faz mal?

eurobanks/Shutterstock

Da mesma forma que não é bom jantar pouco antes de dormir, também é ruim dormir com o estômago vazio. Por isso, Jácome indica fazer um pequeno lanchinho de 40 minutos a uma hora antes de ir para cama.

“Fazer uma pequena refeição não faz mal, pelo contrário, é benéfico para que o corpo não fiquei muitas horas sem fornecer nutrientes para as funções vitais”, esclarece.

O médico indica o consumo de uma fruta, uma barra de cereal ou meio copo de leite. No dia seguinte, o indicado é comer assim que se levantar para que o organismo “entenda” que pode voltar a funcionar em seu ritmo normal. Estes cuidados são indicados para a prevenção e também para o tratamento de doenças estomacais.fonte: www.dicasdesaude.Com 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Homem morre após acidente com espada de fogo em Sapeaçu

  Um homem identificado como Tarcísio Torres, morador da cidade de Salvador, morreu após um acidente envolvendo uma espada durante a tradici...