O cantor Netinho, de 58 anos, anunciou nesta sexta-feira (11), que vai realizar um transplante de medula óssea como parte do tratamento do câncer no sistema linfático. Ele revelou o diagnóstico da doença no seu site oficial, no dia 22 de março, através da divulgação do boletim médico.
"Estou aqui no Hospital Aliança Star, em Salvador, Bahia, terminando a segunda fase da minha quimioterapia. Serão seis fases no total. No final, haverá um transplante de medula. Sem doador, um transplante de mim para mim mesmo. Vou fazer as fases todas. Tudo indo muito certo. Vamos que vamos. Bom dia", disse ele.
O transplante de medula óssea é um tipo de tratamento proposto para algumas doenças que afetam as células do sangue, como o linfoma, e consiste na substituição de uma medula óssea doente ou deficitária por células normais, com o objetivo de reconstituição de uma medula saudável.
O transplante pode ser autogênico, quando a medula vem do próprio paciente, conforme dito pelo cantor Netinho. Já no transplante alogênico a medula vem de um doador.
O procedimento ainda pode ser feito a partir de células precursoras de medula óssea, isto é, obtidas do sangue circulante de um doador ou do cordão umbilical.
G1 Bahia
Nenhum comentário:
Postar um comentário