Foi realizado no último dia 18 de setembro de 2022, o festival de pandeiros, na localidade da Pitinga, região da Coopioba Açu, zona rural de São Felipe.
O evento, atraiu grande multidão, para prestigiar a festa, afim de resgatar a cultura do município. Houve também várias premiações de pandeiros para o pessoal da localidade.
História:
Desde o neolítico que o instrumento é bastante conhecido e popular na Ásia, África e Europa, havendo, no entanto, a possibilidade de já existir no paleolítico. Em todas as grandes civilizações do passado, o pandeiro aparece representado com vulgaridade especialmente em volta do Mediterrâneo. O seu uso manteve-se até à atualidade na maioria das regiões do mundo chegando a alcançar orquestras, na execução da ópera Preciosa, de Weber.
No Brasil, quando surgiu o choro, no final do século passado, o pandeiro veio dar o toque final ao ritmo marcante e brejeiro, inicialmente executado ao piano e instrumentos de corda e de sopro.
De início, os pandeiros eram fabricados de forma simples, sem apuro técnico. Hoje, alguns fabricantes se esmeram na sua confecção, utilizando membrana de pele de cabra para se conseguir, no pandeiro, os sons graves do surdo e platinelas de metais nobres para se alcançar um som brilhante e preciso.
Uma realização e organização da associação beneficente Cristo Redentor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário