terça-feira, 12 de fevereiro de 2019

TRE corre para cumprir o recadastramento



O Tribunal Regional Eleitoral terá de dar uma boa corrida se quiser cumprir sua missão de atender a toda a cidadania dos 34 municípios baianos que estão em fase de recadastramento biométrico obrigatório. Segundo dados divulgados na manhã de ontem pela assessoria do TRE, há municípios, como Maetinga, Simões Filho e Teixeira de Freitas, ainda na faixa dos 30%, restando apenas 10 dias para o prazo final estabelecido.

Quatro municípios são da região metropolitana de Salvador: além de Simões Filho, estão Lauro de Freitas, Candeias e Dias D’Ávila. Somando os eleitores, a partir dos dados fornecidos, o número alcança 324.397, dos quais 170.095 são aguardados (52%). O município com melhor desempenho é o de Santanópolis, com 8.769 biometrizados ou 82%. O vice é Ouriçangas: 80% de 7.113 eleitores. No total, mais da metade dos eleitores já está regularizada. De um total de 1.064.943, 54% ou 581.101.

O número, no entanto, ainda é preocupante em razão do prazo apertado. Para quem ainda não sabe por que se deve trabalhar pela biometria na votação direta e secreta, aí vai um argumento decisivo, divulgado pela assessoria do Tribunal Regional Eleitoral:

– A medida torna as eleições brasileiras ainda mais seguras, impedindo que um eleitor tente se passar por outro no momento do voto.

Primeira – Graças ao trabalho realizado pela corte, a Bahia pode se orgulhar de ostentar a primeira colocação entre os percentuais de biometrizados entre os maiores colégios eleitorais do Brasil: 68,81% contra 46,56% do vice, São Paulo. O TRE ampliou para até 17h o atendimento em todas as zonas eleitorais onde o recadastramento é obrigatório.

"
“É preciso que as consequências sejam mais rápidas, para que não fique no ‘oba-oba’, apoiado pelo esquecimento, pela nossa velha tradição de deixar pra lá e tocar em frente”

Ricardo Boechat, em sua última participação na Rádio Band News FM, na manhã de ontem, comentando a morte de 10 jovens jogadores no CT do Flamengo, ocorrida na última sexta-feira

Saldo positivo em lojas

 Após três anos de saldo negativo, a Bahia fechou 2018 registrando a abertura de 350 novas lojas. O número integra estudo divulgado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e Fecomércio-BA. Os estados que mais se destacaram positivamente foram São Paulo (+3.883), Santa Catarina (+1.706) e Minas Gerais (+940). A Bahia alcançou o 7º lugar (+350) no ranking nacional de abertura de pontos de lojas.

– A inflação abaixo da meta, a redução dos juros ao consumidor, a reação do mercado de trabalho e até mesmo  recursos como os saques nas contas do PIS/Pasep criaram condições mínimas para a expansão do consumo e para o aumento das vendas do setor – avalia Fábio Bentes, economista-chefe da confederação.

POUCAS & BOAS
O Selo Justiça em Números TJ-BA, que será entregue hoje  em cerimônia no auditório do edifício-sede do Tribunal de Justiça no estado, vai contemplar 233 unidades. O principal prêmio (Categoria Diamante) será entregue a 16 unidades, sendo nove de Salvador. A premiação 2019 terá início às 16h e, de acordo com os organizadores, leva em consideração a taxa de congestionamento apurada no ano 2018.

Começou ontem em Barreiras a montagem da estrutura de camarotes, barracas e arquibancada para o Carnaval 2019 no circuito Agnaldo Pereira. A previsão é que a BR-242 fique interditada por cerca de um mês, quando o tráfego de veículos deve seguir pelas avenidas Antônio Carlos Magalhães e Clériston Andrade. Nos dias da festa, entre 1º e 5 de março, o trânsito sofrerá alterações com o desvio do tráfego nos arredores do circuito.

De hoje  a 14 de fevereiro acontece em Itabuna a tradicional Colônia de Férias do Serviço Municipal de Convivência e Fortalecimento dos Vínculos. A programação no Clube Usemi mobiliza uma equipe multidisciplinar, sempre entre as 8h e 12h, com brincadeiras, oficinas, jogos e banho de piscina.

A Guarda Civil Municipal de Ilhéus inaugura hoje  a Central de Monitoramento Eletrônico, que leva o nome do capitão PM Nerivaldo Henrique Silva Fonseca. Com 26 câmeras de média resolução instaladas em prédios, ruas e praças e 70 sensores de presença instalados em unidades de saúde e escolas, o sistema visa facilitar o trabalho conjunto das polícias Civil e Militar para segurança dos moradores e do patrimônio público.


A TARDE

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Jovem morre no HRSAJ após ser atingido por bala perdida em Cruz das Almas

 VOZ DA BAHIA Um jovem de 21 anos morreu na manhã deste domingo (13) após ser atingido por uma bala perdida em Cruz das Almas, no Recôncavo ...