quarta-feira, 4 de junho de 2025

Motorista é agredido por guardas civis municipais durante blitz de trânsito em Salvador

 


Um motorista foi agredido por guardas civis municipais em Salvador, na terça-feira (3). A agressão ocorreu durante uma abordagem em uma blitz nas imediações da estação de metrô Pituaçu, na Avenida Luís Viana Filho, conhecida como Paralela, em Salvador.


Nas imagens filmadas por uma pessoa que estava no local, é possível ver o momento em que o motorista estava com um celular na mão e aparentava tirar uma foto de um funcionário do guincho. Foi aí que um guarda municipal se aproximou e deu um tapa no rosto dele.


Em seguida, outro agente apareceu por trás e segurou o rapaz pelo pescoço, dando um golpe conhecido como "gravata".


A pessoa que gravou as imagens chegou a repudiar a ação e foi provocada por um dos guardas para participar da briga.


A confusão terminou na Central de Flagrantes, onde o motorista foi ouvido e liberado. A Polícia Civil informou que foi lavrado um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO) por desacato.

Ele relatou que o filho havia acabado de sair de um exame neurológico, quando foi abordado pelos agentes. "Ele estava internado porque teve crises convulsivas".


Os fatos serão encaminhados para apuração detalhada pela Corregedoria do órgão, com o objetivo de esclarecer as circunstâncias. Imagens e depoimentos serão analisados, além da investigação de eventuais excessos.


A Transalvador confirmou a versão da Guarda Civil Municipal e informou que os agentes de trânsito e os guardas foram ameaçados.


O Ministério Público da Bahia (MP-BA) informou que aguarda a apuração da Corregedoria da Guarda Civil Municipal e também fiscaliza a atuação das Guardas Municipais em Salvador e cidades do interior do estado, por meio das Promotorias de Controle Externo da Atividade Policial.


Disse ainda que atua e monitora a capacitação e responsabilização dos agentes em casos de abuso de autoridade após a apuração dos fatos.


G1 BAHIA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Reconhecimento Facial localiza seis foragidos por dia e supera total de prisões de todo 2024

O Sistema de Reconhecimento Facial da Secretaria da Segurança Pública fechou o 1° semestre de 2025 com média de seis foragidos da Justiça ca...