quinta-feira, 22 de agosto de 2019

Força-tarefa desarticula esquema milionário de sonegação na Bahia


Uma operação com o objetivo de desarticular um esquema de sonegação foi deflagrada na manhã desta quinta-feira, 22, em Salvador, Itaparica e Lauro de Freitas. A Operação Pé de Coelho é promovida pela força-tarefa que reúne o Ministério Público Estadual (MP-BA), a Secretaria da Fazenda do Estado (Sefaz-BA) e a Polícia Civil.

Durante a ação, são cumpridos um mandado de prisão e nove de busca e apreensão de envolvidos no esquema de sonegação no setor atacadista de alimentos, que causou prejuízo de R$ 25 milhões aos cofres estaduais.

Os mandados de prisão e de busca e apreensão visando à coleta de documentos foram expedidos pela 1ª Vara Criminal Especializada da Comarca de Salvador.
 
O processo de investigação foi iniciado após a constatação do elevado grau de sonegação fiscal praticado pelas empresas HJ Distribuidora e Pier Marin Distribuidora. A força-tarefa teria constatado o uso de laranjas nos quadros societários das empresas, lavagem de dinheiro e outros crimes relacionados, que seriam cometidos com o objetivo de burlar o fisco estadual.


A TARDE 

De acordo com a força-tarefa, os crimes desestabilizaram o mercado a partir da prática de concorrência desleal e permitiram aos envolvidos acumular patrimônio de forma regular. Esses atos podem se enquadrar na Lei Federal nº 8.137/90, que aponta os crimes contra a ordem tributária.

Através do MP-BA, a força-tarefa é integrada pelo Grupo de Atuação Especial de Combate à Sonegação Fiscal e aos Crimes Contra a Ordem Tributária, Econômica, as Relações de Consumo e a Economia Popular (Gaesf). Pela Sefaz-Ba, atua a Inspetoria de Investigação e Pesquisa Fazendária (Infip), da Secretaria da Fazenda. E pela Polícia Civil, o Departamento de Repressão e Combate ao Crime Organizado (Draco).

A TARDE Fotos: Alberto Maraux | Divulgação | SSP-BA

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comunicação Web

Adolescente de 16 anos morre após ser atropelado em rodovia no interior da Bahia

Um adolescente de 16 anos morreu após ser atropelado na cidade de Camamu, no sul da Bahia, na quarta-feira (2). De acordo com a Polícia Civi...